Fundador da CVC no ano de 1972, Guilherme de Jesus Paulus esteve ontem em Caxias do Sul, onde proferiu uma palestra em que projetou os próximos anos, até 2025. Para Paulus, os próximos anos serão espetaculares para o turismo nacional, que já se encontra em franca recuperação após o fim das medidas restritivas decorrentes da pandemia da covid-19.
O empresário, que abriu o capital da empresa no ano passado, resultando em compra por um fundo norte-americano, detalhou o processo de retomada do turismo e as estratégias que precisam ser adotadas para que a atividade volte a ser uma grande geradora de empregos, receita e impostos.
O empresário assinalou que o turismo foi uma das atividades produtivas que mais sofreu com a pandemia, consequência do fechamento das operações e da queda abrupta de pessoas em circulação.
– As companhias aéreas tiveram ocupação média de 30% de suas aeronaves. Eventos deixaram de ser realizados. Tudo parou – disse.
A retomada, no entanto, está sendo consistente, na opinião do empresário. Destacou que têm sido realizados eventos que reuniram multidões de pessoas sob cuidados especiais antes incomuns.
– Os protocolos de segurança não foram abandonados, se incorporaram à rotina diária. Por isso, o setor está crescendo rapidamente.
O encontro foi na Valduga Lacave e reuniu um público de em torno de cem pessoas, a maioria empreendedora do trade turístico. O prefeito, Adiló Didomenico, a vice-prefeita, Paula Ioris, e o secretário municipal do Turismo, Ricardo Daneluz, prestigiaram a palestra.