Motoristas da Serra estão mobilizados junto com colegas de outros Estados para criar uma central nacional de cooperativas de mobilidade de plataforma. A ideia é ter uma marca nacional que possa concorrer com aplicativos mais conhecidos no mercado, já que hoje existem cooperativas espalhadas pelo país, mas ainda com dificuldade de concorrência com essas empresas internacionais.
Caxias do Sul é a sede da Cooperativa de Mobilidade Urbana do Rio Grande do Sul (Comobi), que tem 759 associados e atua por meio do aplicativo Liga. Além da segunda maior cidade do Estado, a plataforma funciona em Gramado, Canela e Passo Fundo e tem projetos de expansão para Erechim, Carazinho e Grande Porto Alegre. A Comobi vem tratando com outras cooperativas nacionais a criação do novo app.
— A gente ter um aplicativo para concorrer com Uber e 99. Claro, em formato de cooperativa, onde há um respeito ao cooperado e à comunidade — explica o presidente da cooperativa gaúcha, Márcio Guimarães.
Um dos desafios para os motoristas fora dos grandes aplicativos é a concorrência em termos financeiros para o cliente, já que o custo é mais barato nas empresas internacionais em tarifas comuns. No entanto, Guimarães explica que, em momentos de pico, a cooperativa não utiliza a tarifa dinâmica, que aumenta o valor para o passageiro. Além disso, pontua que existe uma preocupação com a segurança do usuário, já que todos os motoristas da Comobi, por exemplo, são identificados na Polícia Civil, Brigada Militar e Secretaria de Trânsito dos municípios.
Por isso, o entendimento é que a criação de um app nacional pode ampliar o reconhecimento da marca e oferecer mais competitividade para as cooperativas. Um segundo passo é a criação de uma federação internacional de cooperativas de mobilidade. Guimarães conta que já há tratativas com a The Drivers Cooperative, nos Estados Unidos. De acordo com o Consórcio Internacional de Cooperativismo de Plataforma, existem mais de 520 iniciativas desse tipo no mundo.
Encontro
Nos próximos dias 21 e 22, ocorre em Nova Petrópolis o 1º Encontro de Cooperativas de Plataforma de Mobilidade Urbana, chamada de CoopMob. Entre os temas que serão debatidos estão o cooperativismo de plataforma, trabalho justo e segurança dos motoristas, desenvolvimento tecnológico e competitividade e ganho em grande escala. A estimativa é que cerca de 70 pessoas participem da programação do auditório da Sicredi Pioneira. O público-alvo é composto por gestores e associados de cooperativas de transporte e entregas, estudiosos e simpatizantes do cooperativo e integrantes de outras organizações deste sistema. As inscrições ocorrem online, neste link.