A um mês da abertura da 36ª edição do Natal Luz de Gramado, 50 mil ingressos para os espetáculos já foram comercializados. São cinco grandes atrações pagas, com valores que variam de R$ 100 a R$ 410. A venda começou no dia 10 de setembro, depois do habitual, por conta da pandemia. Os ingressos foram colocados à disposição somente depois de aprovados os protocolos sanitários pelo governo do Estado.
— Começamos um pouco tarde, mas já vendemos 50 mil ingressos, e vale lembrar que estamos trabalhando com um terço da capacidade — destaca Diego Scariot, diretor de Eventos da Gramadotur.
Conforme Scariot, há uma expectativa de novas flexibilizações ao longo do evento, que começa em 28 de outubro e segue até 30 de janeiro. Se isso acontecer, ele garante que o Natal Luz estará preparado para receber mais visitantes, porque a estrutura montada é para um público de anos anteriores à pandemia:
— Toda a infraestrutura é para receber o público completo. A arquibancada dos espetáculos do Lago (Joaquina Rita Bier), por exemplo, tem capacidade para 6 mil pessoas. Vamos liberar para 2 mil, mas se houver flexibilização, poderemos colocar mais.
Os espetáculos pagos são Nativitaten e Natalis (Lago Joaquina Rita Bier) e O grande desfile de Natal, O reino do Natal, O primeiro milagre do Menino Jesus (Complexo de Eventos Expogramado). Atrações como o Show de Acendimento são gratuitas.
Além da redução do número de espectadores, o Natal Luz irá adotar medidas protetivas como disponibilização de álcool gel, cumprimento de distanciamento, uso de máscaras para acesso em todos os locais e antecipação da liberação de entrada nos eventos para evitar aglomerações.
Cerca de 3 mil empregos diretos serão gerados na edição deste ano. São diferentes profissionais que recebem uma oportunidade com os espetáculos. Porém, de acordo com o diretor de Eventos da Gramadotur, Diego Scariot, há falta de mão de obra. Ele conta que muitos artistas, por exemplo, ficaram sem trabalhar durante a pandemia e acabaram conseguindo empregos fixos em outros setores.
Mais informações
Por isso, quem tiver interesse em trabalhar no Natal Luz, pode procurar a Gramadotur que será encaminhado para as empresas licitadas — são elas que contratam os profissionais. O telefone para contato é (54) 3286-2002. Além de artistas para os espetáculos, o Natal Luz precisa de pessoal para o receptivo, montagem e limpeza.