A Marcopolo lançou nesta terça-feira (20) à noite, em evento online, a Geração 8 dos seus ônibus, após 12 anos da chegada do G7. A partir de agosto, as primeiras unidades começarão a sair da unidade de Ana Rech, em Caxias do Sul, para circular pelas ruas do Brasil. A empresa caxiense já tem 51,6% do mercado e aposta em inovações para ampliar a ergonomia e dirigibilidade dos seus veículos. Isso gera uma expectativa de aumentar ainda mais sua participação comercial.
— A Marcopolo busca sempre criar soluções de transporte inovadoras e realmente de valor para clientes, passageiros, colaboradores e parceiros de negócio. A Geração 8 é a representação deste propósito. Um conceito concebido para tornar os ônibus mais seguros, confortáveis, eficientes e rentáveis. O nosso objetivo foi conceber um veículo capaz de transformar a experiência de viagem — disse James Bellini, CEO da Marcopolo.
As linhas Viaggio e Paradiso estão mantidas, mas foram agregadas novas tecnologias para o G8. A primeira grande mudança se refere ao pós-pandemia com o sistema de limpeza desenvolvido na montadora caxiense, o Biosafe. O sistema tem itens como a desinfecção por meio de luz UV-C, além de materiais antimicrobianos e dispensers de álcool em gel disponíveis no interior do veículo.
O quesito segurança também possui inovações, como adoção da norma internacional R66.02, que dispõe sobre tombamentos. A carroceria é construída em anéis passantes em todas as colunas da estrutura, dando maior resistência a impactos. A cabine do motorista também foi reformulada para proteger ainda mais o motorista, no caso de colisões.
O projeto é uma evolução quase por completa. O design propões melhoria de 11% no coeficiente aerodinâmico, o que ajuda o veículo na economia de combustível. A carroceria teve seu peso reduzido, com novas matérias-primas baseadas em polímeros, que também reduzem impactos aos passageiros e motoristas em caso de colisões. Câmeras foram colocadas em pontos cegos do motorista, oferecendo maior segurança para manobras, além de um sistema que desembaça o para-brisa em até quatro minutos.
Os novos faróis têm eficiência 3,5 vezes maior do que os equipamentos do G7. Aos passageiros, o ambiente ficou mais amplo e ergonômico, com televisores de led e quatro canais de som. Os banheiros também foram reformulados e com materiais anti bacterianos.
Para chegar a este novo modelo, cerca de 100 funcionários viajaram 44 mil quilômetros por todas as regiões do país, entendendo aonde era preciso e necessário evoluir. A chegada do G8 não significa o fim à linha New G7, que segue em produção e também venda.
Diferenciais
- Melhoria de 11% no coeficiente aerodinâmico do veículo, gerando economia de combustível de até 3%;
- Carroceria 1,25% mais leve, aumentando a vida útil de componentes do chassi;
- Facilidades de reparo no veículo;
- Uso de máquinas de solda com inversora, resultando em uma redução de consumo de energia;
- Utilização de gás com menor impacto ao operador e meio ambiente;
- Nova linha de montagem mais ampla e com maior iluminação natural;
- Utilização de mantas térmicas de isolamento no novo centro de fabricação;
- Gabaritos automatizados que geram menor desperdício e melhoram a ergonomia do operador.