O surgimento de serviços de transporte por aplicativo gerou incômodo para taxistas e criou uma relação conturbada nos primeiros anos de disputa de mercado. Lá se vão quase cinco anos desde que a Uber chegou a Caxias do Sul, replicando as tensões entre as categorias Passado esse tempo, os conflitos se amenizaram, a ponto de muitos taxistas também se integrarem aos serviços de aplicativo. E na intenção de tentar projetar o serviço de transporte de forma integrada e restringir a disputa no campo da concorrência autônoma, sem distinção de modalidades, o taxista Leandro Boscheti decidiu lançar um aplicativo que unisse os dois serviços.
Denominado de Mobile Táxi Já, a ferramenta surgiu em 2017, apenas oferecendo viagens de táxi. No entanto, há cerca de um ano e meio, Leandro decidiu expandir a oferta e democratizar ainda mais a escolha para passageiros caxienses. Se como taxista a disputa de Leandro era com colegas ou motoristas de aplicativo, ao explorar o mercado da tecnologia, ele acaba agigantando sua concorrência com corporações. Porém, garante que as vantagens oferecidas pelo Mobile Táxi Já compensam tanto o usuário quanto para motoristas.
– A gente concorre com duas grandes empresas, absurdamente maiores, que são Uber e 99, mas temos coisas que eles não têm, desde melhor preço do mercado, e ainda assim o motorista ganha mais, pois temos baixas taxas. Uber e 99 o menos que eles cobram é 25% dos motoristas, e a gente cobra preço fixo de R$ 1,50 por chamada. Já aconteceu mais de uma vez de o pessoal responder chamada até Porto Alegre, uma corrida de R$ 200, que eles têm de nos pagar só R$ 1,50 – destaca Leandro.
O proprietário da marca ressalta que os preços são em média 10% mais baratos que os da concorrência. O aplicativo também trabalha com tarifa dinâmica, igual à dos concorrentes. Entretanto, o valor da viagem também acaba sendo proporcionalmente menor.
Atualmente, o aplicativo conta com 800 motoristas – cerca de 80% de aplicativo. A ferramenta dá a opção de o usuário contratar motorista de aplicativo pelos preços reduzidos mencionados ou táxi, pelo qual é utilizado o valor de taxímetro. Mas os taxistas também têm a possibilidade de atender como motoristas de aplicativo, se preferirem, reduzindo o ganho, mas aumentando potencial de demanda.
Além do preço atrativo, passageiros sem traquejo tecnológico podem utilizar um recurso disponível pelo aplicativo:
– Temos um call center, abrangemos muito público de terceira idade ou quem não tem facilidade no uso de smartphone. O passageiro nos liga ou nos passa whats e a gente redireciona um carro para eles como se estivessem chamando pelo smartphone – explica Leandro.
Segundo ele, a maior parte dos chamados, inclusive, são pelo call center.
O desafio de convencer o usuário
Atualmente, o aplicativo realiza média de 1,2 mil corridas por dia. Se diluído entre o total de motoristas, é um número bem abaixo do potencial. Um desafio essencial é o que trava maior ganho de popularidade da tecnologia: superar o comodismo e a desconfiança do usuário, o que ainda impede Leandro de largar a atividade de taxista.
– A maior dificuldade é fazer as pessoas entenderem que o aplicativo funciona tão bem quanto qualquer outro e é daqui, fazemos girar a economia da cidade – destaca ele.
Com escritório aos fundos de um imóvel no bairro Salgado Filho, quatro pessoas operam a funcionalidade do aplicativo.
– A gente tem uma trajetória persistente para fazer dar certo, a dificuldade da concorrência e, principalmente, que o usuário baixe nosso aplicativo. Mas quando baixa, percebe que somos tão bons e funcionais e com preço melhor – diz Leandro.
Ele também ressalta a comodidade de haver uma estrutura física à disposição para resolução dos problemas.
Mobile Táxi Já
- O que é: aplicativo que possibilita usuários chamarem corridas de táxi ou motoristas particulares.
- Como funciona: ao baixar aplicativo na loja virtual do smartphone, usuários podem optar pelo motorista de aplicativo (valores estimados 10% menores que serviços como Uber e 99) ou taxista, pelo qual é cobrado preço de taxímetro. Motoristas com EAR (Exerce Atividade Remunerada) na habilitação podem aderir ao aplicativo para prestar serviços. Basta baixar a versão do programa voltado aos motoristas. Taxistas também podem oferecer serviços na modalidade de motorista particular.
- Diferenciais: valor abaixo de mercado para usuários e ganhos maiores para motoristas (taxa fixa de R$ 1,50 é cobrada por viagem dos motoristas), sede em Caxias do Sul e call center para atendimento a clientes que não têm habilidade para manusear smartphones.
- Como contatar: presencialmente, das 8h às 17h em dias de semana, na Rua Césare Baldisseroto, 312, bairro Salgado Filho, ou por meio dos telefones (54) 3021-3361 ou (54) 99166-7171. Por ambos os números, podem ser feitas chamadas para corridas também.
- Aplicativos disponíveis nas lojas virtuais de Android e iPhone ou por meio do meuapp.mobi/taxijabrasil