Levantamento divulgado nesta quarta-feira (12) pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Caxias do Sul mostra que as vendas de Dia das Mães no comércio local cresceram 21,2% em relação ao ano passado. Com isso, voltaram ao patamar de 2019, em um contexto econômico sem pandemia. O percentual ficou acima do apurado na Pesquisa de Intenção de Compras, que previa um índice igual a 2020, mas que poderia alcançar um máximo de 10% de alta. Assim, a CDL classificou o comportamento do consumidor como surpreendente.
Outro dado positivo para o setor, identificado na amostragem com lojas de shoppings e de rua, foi de que o tíquete médio foi 20% acima do esperado, ficando entre R$ 210 e R$ 220. O gerente Administrativo Financeiro da CDL Caxias, Carlos Alberto Cervieri, elenca possíveis motivos para este cenário com dados melhores que o esperado: quadro da pandemia mais ameno, chegada do frio, tempo seco e intensificação de ações promocionais.
— Os varejistas trabalharam muito para divulgar seus produtos e promoções. A adesão aos canais de comunicação, atendimento e vendas por canais digitais foi quase unânime. Nossa pesquisa já havia apontado que o consumidor pesquisa e se motiva para ir às compras por meio dos canais digitais. E, apesar da conversão ainda depender do ambiente da loja física, ter uma boa estratégia para campanhas na internet tem sido um bom diferencial — analisa Cervieri.
O levantamento posterior à data também mostrou que as compras de última hora permaneceram. O movimento se concentrou em maior escala entre sexta-feira (7) e sábado (8), após a data de pagamento dos salários.
A visão dos lojistas
:: 75% classificaram os resultados do Dia das Mães em 2021 como "Muito Melhor" ou "Melhor", na comparação com 2020.
:: Os itens de vestuário e moda tiveram um desempenho 23,2% melhor do que no ano anterior. Joias e relógios cresceram 20,44% e beleza e cuidados pessoais, 11%. Esses são os três segmentos apontados como os mais buscados para presentear as mamães.
:: Praticamente todos os varejistas entrevistados afirmaram que investiram em atendimento, vendas ou divulgação online. Quase 27% dos participantes disseram que as redes sociais, aplicativos de mensagens e/ou sites auxiliaram nas vendas.