
A Receita Federal registrou 128.041 declarações de Imposto de Renda (IR) em Caxias do Sul. O número ficou muito perto da previsão do fisco, que era chegar a 129 mil declarações — ou seja, 99,2% da projeção se confirmou. Houve um acréscimo de 2,2% na quantidade de contribuintes que acertou as contas com o Fisco em relação ao ano de 2019.
Na área de abrangência dos 51 municípios da delegacia da Receita em Caxias, o aumento no número de declarações bateu os 3%. Foram 277.149 no ano passado contra 285.708 neste ano. Inclusive, a quantidade ficou 0,25% acima do esperado:
— Apesar da pandemia, o prazo estendido fez com que as pessoas pudessem entregar as declarações dentro do prazo — comenta o delegado-adjunto da Receita em Caxias, Valmor Lazzari.
Por causa da pandemia, o prazo para a prestação de contas com o Leão foi estendido por dois meses. Tradicionalmente, o período se encerra em 30 de abril, mas em 2020 foi adiado para 30 de junho.
Quem não declarou o IR ainda pode fazer a prestação de contas no sistema da Receita Federal, mas há cobrança de multa. O valor varia de R$ 165,74 a até 20% do imposto devido.
Restituições
A Receita Federal manteve o calendário de pagamento de restituições, que é a devolução do imposto pago a mais pelo contribuinte no ano anterior. Os dois primeiros lotes foram pagos em 29 de maio e 30 de junho. O próximo será feito em 31 de julho.


