
Cerca de 3,5 mil moradores de Caxias do Sul caíram na malha fina da Receita Federal por inconsistências na declaração do Imposto de Renda (IR) neste ano. O número representa 2,6% das pouco mais de 128 mil declarações. O percentual é igual nos 51 municípios da região de abrangência da delegacia da Receita em Caxias. São 7,8 mil contribuintes que terão de prestar explicações ao Leão. No total, pouco mais de 277 mil residentes nessas cidades encaminharam informações ao fisco.
Conforme o delegado-adjunto da Receita em Caxias, Valmor Lazzari, os contribuintes podem consultar o extrato de processamento da declaração, chamado Meu Imposto de Renda. Para isso, precisam utilizar o código de acesso ou certificado digital. Assim, poderão verificar eventuais pendências e erros e corrigi-los, se necessário.
Caso as informações estejam corretas, é possível aguardar a intimação ou notificação do órgão federal ou apresentar digitalmente documentos comprobatórios, de forma espontânea, no Centro Virtual de Atendimento (e-CAC), no site da receita. Mas, por enquanto, essa opção está disponível apenas para declarações retidas nos exercícios 2015 a 2019, referentes aos anos-base 2014 a 2018.


