Caxias do Sul está entre os ganhadores do Prêmio Nacional do Turismo 2019. Susana de Araújo Gastal, professora do Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade da Universidade de Caxias do Sul (UCS), venceu entre Profissionais de Destaque na categoria Academia. A cerimônia de premiação foi nesta quarta-feira (4), em Belo Horizonte, Minas Gerais.
— É sempre muito importante. O trabalho acadêmico é de formiguinha. É muito bom quando esse trabalho é reconhecido — comemora Susana.
A docente é jornalista, mestra em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e doutora em Comunicação Social pela PUC RS. Ela fez estágio pós-doutoral na Universidade Católica Portuguesa, entre 2012 e 2013. Susana leciona, orienta e pesquisa no Mestrado e Doutorado da UCS, tendo linhas de pesquisa associadas aos temas Turismo, Cidade, Cultura e Gastronomia.
— Temos mais de 200 dissertações e teses no programa de pós-graduação e é um saber acumulado muito importante. Às vezes, temos dificuldade em mostrar esse trabalho para a sociedade. Ontem (quarta-feira), estávamos ao lado de entidades, empresas, ONGs e isso dá visibilidade a toda área do turismo — complementa.
Susana tem mais de 50 artigos publicados em periódicos, 81 capítulos e quatro livros publicados, 90 trabalhos em anais de eventos e proferiu cerca de 35 palestras, inclusive duas em Portugal.
O roteiro Farroupilha Colonial, de Farroupilha, também foi reconhecido pela premiação. Conquistou o troféu prata. O prêmio é concedido pelo Ministério do Turismo.