Uma das maiores empresas fabricantes de ônibus do mundo surgiu em um pavilhão na esquina das ruas Treze de Maio e Os Dezoito do Forte, na área central de Caxias do Sul. Oito sócios, entre eles Paulo Bellini, e 15 funcionários deram início às atividades da então Nicola & Cia Ltda no dia 6 de agosto de 1949.
Não demorou muito para que a fábrica fosse ampliada. Com o aumento da produção e das vendas, a empresa precisou de um espaço maior. Em 1957, era transferida para o bairro Planalto. Anos mais tarde, por conta do sucesso do modelo Marcopolo e também devido à saída de sócios e à entrada de Valter Gomes Pinto e José Antonio Fernandes Martins, a empresa adotou o nome atual.
— No início, levava três meses para um ônibus ficar pronto — conta Ana Paula de Almeida, historiadora responsável pelo Espaço Memória Marcopolo Valter Gomes Pinto.
A Marcopolo cresceu e hoje tem capacidade para produzir 115 unidades por dia somente no Brasil. Em 70 anos de história, são mais de 400 mil ônibus produzidos pela empresa no mundo. Atualmente, são cinco unidades no país e outras 10 no Exterior.
NÚMEROS
Capacidade de produção
> Brasil: 115 unidades por dia
> Brasil e Exterior: 240 unidades por dia
Colaboradores
> Caxias: 8.073
> Brasil: 9.858
> Brasil e Exterior: 14.321*
* O número chega a cerca de 18,5 mil se contabilizados funcionários das empresas coligadas das quais a Marcopolo não tem controle majoritário das ações.
Fábricas
> Brasil: 5
> Exterior: 10
Receita líquida 2018
> R$ 4.197,5 bilhões
Produção 2018
> 16.103 unidades