O governo do Estado comunicou ao Ministério do Turismo, na tarde desta quarta-feira (7), que Caxias do Sul permanecerá na Região da Uva e do Vinho. A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) havia encaminhado ofício à prefeitura de Caxias dando prazo até as 15h para que o município apresentasse um termo de compromisso de permanência na região turística. Como a administração municipal não se manifestou, o governo estadual encaminhou o comunicado ao ministério. O documento da Sedetur informava que, em caso de omissão da prefeitura, seria validada pelo Estado a permanência de Caxias na Região da Uva e do Vinho.
A medida, determinada por orientação da Procuradoria Geral do Estado (PGE), atende à decisão da Justiça de Caxias do Sul, que concedeu liminar favorável à ação popular solicitando que a mudança de região passe por debate e autorização da Câmara de Vereadores, depois que a prefeitura pediu a inserção na Região das Hortênsias.
— Essa troca foi uma troca sem consulta à população. Fugiu todas as regras — diz o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ruy Irigaray.