Na região da uva e do vinho não faltam clubes de assinaturas voltados à bebida de Baco. Um dos mais veteranos neste nicho é o Winelands, de Caxias do Sul, que está prestes a completar oito anos. O foco dos kits elaborados pela empresa está nos vinhos importados, de difícil acesso no mercado brasileiro, de variedades de uvas pouco comuns e, por vezes, vindos de países menos tradicionais na vitivinicultura, como Bulgária, Grécia e Romênia.
– O vinho era um hobby meu. Eu assinava clubes, mas nunca estava contente com os rótulos. Então decidi fazer um clube à minha maneira – lembra Fernando Zamboni, fundador do Winelands.
Para viabilizar a operação, Zamboni criou uma empresa importadora, que negocia os rótulos com as vinícolas no Exterior. Assim, todo mês, o assinante recebe em torno de 20 opções de vinhos para escolher quais deseja receber, conforme o seu plano de assinatura. Os valores de adesão variam de R$ 160, para duas garrafas, até R$ 540 mensais para nove garrafas.
Atualmente, 3,8 mil pessoas em todo o país fazem parte do clube. Nos próximos anos, a meta é chegar à marca de 5 mil sócios.
Os vinhos que foram enviados nas caixas de meses anteriores também são vendidos separadamente em uma loja virtual. Segundo Zamboni, hoje metade do faturamento do Winelands vem do clube de assinaturas e a outra metade do e-commerce. Para atender toda a demanda, o negócio conta com nove funcionários.
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