As novas medidas anunciadas na quarta-feira (15) pela prefeitura de Caxias do Sul também devem incentivar agricultores a investirem em novos negócios. Atualmente, Caxias conta com 23 agroindústrias. No passado já teve mais de 100. Dessas, quatro integram o Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA), que permite que a fiscalização feita pelo município seja válida para venda de produtos em todo o país. Até agora, no entanto, essas agroindústrias ainda não estão vendendo para fora do Estado, já que há um grande mercado no próprio município e na região.
A Smapa promete dar todo o apoio para quem pretende empreender.
— Queremos que surjam novos negócios. Pedimos que produtores venham até a Secretaria conversar com a gente. Vamos apoiar e ajudar no que for preciso — promete o diretor-executivo da Smapa. Ramon Sirtoli.
Leia mais
Agroindústrias de Caxias poderão vender produtos para todo o país
Região da Serra Gaúcha abre uma agroindústria por semana Decreto estadual que regulamenta o queijo Serrano está em vigor
Secretaria da Agricultura de Caxias publica novas regras para agroindústrias
Qualificação gratuita
Outro ponto que merece aplausos é um convênio estabelecido entre Prefeitura e Sebrae, que prevê cursos gratuitos de qualificação aos produtores. Até agora, ações de consultoria como orientações de mercado e análise de custos tinham um custo de R$ 1.125 para o bolso dos donos de agros.
— Vamos acompanhar o desenvolvimento do negócio e dar dicas de como mantê-lo sustentável. De graça — garante o gestor de Projetos do Sebrae em Caxias, Aldoir de Morais.
Sirtoli informa que a primeira atividade está programada para acontecer no dia 25 de junho. Os custos serão bancados pelo Sebrae (70%) e pelo Fundo Municipal de Desenvolvimento Rural (30%).
A fiscalização de agroindústrias em Caxias do Sul foi alvo de polêmicas nos primeiros anos do governo do prefeito Daniel Guerra.
Com essas regras detalhadas nas instruções normativas, se espera que mais agroindústrias de origem animal possam ser criadas no município, que já tem três agroindústrias familiares com selo para vender em todo o Brasil. Desde o fim do ano passado, Caxias passou a integrar um sistema nacional que permite que a fiscalização feita pelo município seja válida para venda de produtos em todo o país. Até agora no entanto, essas agroindústrias ainda não estão vendendo para fora do estado, já que há um grande mercado no próprio município e na região.