Entre os empreendedores que ingressaram no segmento de produtos naturais há o consenso de que este mercado deve continuar tendo crescimento expressivo nos próximos anos. O diagnóstico é de que os brasileiros recém estão começando a se familiarizar sobre os benefícios proporcionados pelo consumo de alimentos mais saudáveis. Por isso, ainda haveria espaço para a demanda seguir se expandindo. Neste sentido, empresas de Caxias passaram a intensificar a produção e a buscar clientes além das divisas da cidade.
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Em atuação há um ano e meio, a caxiense Sauce Tasty já comercializa sua linha de molhos sem conservantes e corantes em diferentes regiões do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Rio de Janeiro. Somente na Serra os artigos chegam a mais de 150 pontos de venda de 14 municípios da região. Além disso, a marca está prestes a fechar acordos com novos fornecedores nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste. Até o final do ano, a meta é estar presente em mais de dez Estados. O foco são lojas e empórios voltados aos produtos naturais e gourmet.
Sócio proprietário da Sauce Tasty, Tiarlis Gonçalves afirma que o volume de produção deu um salto significativo desde o último trimestre de 2018, pulando de 2 mil para até 5 mil potes de molhos por mês. Para manter o ritmo e abrir novos mercados, Gonçalves deve reforçar a equipe da fábrica, que hoje conta com um profissional.
– Até abril devemos contratar mais uma pessoa para a produção dos molhos. E no segundo semestre mais duas – projeta Gonçalves.
Uma das primeiras empresas caxienses a apostar no segmento de produtos naturais, ainda em 1997, a Caxifruti viu o mercado se transformar ao longo das últimas duas décadas. Focada no comércio de polpas de frutas e de frutas congeladas, entre outros artigos, a companhia viu a clientela aumentar gradativamente. Uma das sócias hoje à frente do negócio, Sandra Carbonera diz que no passado montar uma empresa neste segmento era uma aposta.
– O que lá atrás era uma visão dos meus irmãos (que fundaram a empresa) se concretizou. Ano após ano, as pessoas falam mais de produtos naturais, tem mais lojas surgindo. As pessoas estão se preocupando em evitar químicos e conservantes e priorizando o que é mais natural.
No momento, a Caxifruti produz até 5 mil quilos de polpas de frutas por mês. Por ano, o faturamento tem crescido, em média, 10%. Para seguir aumentando as vendas, desde fevereiro a marca colocou uma loja própria em Caxias.