A direção da Havan negociou na quarta-feira (13) a instalação de uma unidade da loja na Região das Hortênsias. Esta é a quarta reunião entre representantes da Havan e a prefeitura de Canela, que confirma a intenção da empresa de construir uma unidade entre Gramado e Canela. Ainda que a localização não esteja definida, a ideia é que seja erguida no território de Canela
— Eles estão com o local pré-selecionado no eixo Canela-Gramado. O encontro de ontem foi para falar sobre a cidade, sobre o potencial da nossa região. Ele questionou sobre agilidade nos projetos, nas aprovações. Eles têm pressa, mas não sabemos quanto é a pressa deles — afirma o secretário de Governança, Planejamento e Gestão, Paulo Nestor Tomasini.
Segundo o secretário, informações iniciais dão conta de que serão cerca de 200 novas vagas de emprego criadas para a unidade. A construção da escultura da Estátua da Liberdade, monumento que caracteriza a rede de lojas, será discutida na próxima etapa da negociação, já que ela excederia o limite de altura previsto no plano diretor de Canela, de 18 metros.
— Faremos um projeto especial diferenciado para poder autorizar a construção da estátua, porque nosso plano diretor inviabiliza hoje. Mas eles têm vários tamanhos de estátua, cremos que será possível. É óbvio que a gente torce para que seja no nosso município, a nossa intenção é que seja em Canela — afirma Tomasini.
A loja de Caxias do Sul será inaugurada em 27 de abril. Na segunda-feira (13), a Havan confirmou uma loja em Rio Grande. Na terça-feira (14), acertou o aluguel de um terreno do Jockey Club de Pelotas para construir um "power center", igual ao que inaugurou em Passo Fundo em dezembro. Também foi assinado o contrato de compra do terreno em Viamão, que fica ao lado do Maxxi Atacado e na frente do Tecnopuc, na RS-040.