A cidade de Santa Maria, no centro do Estado, foi o palco para o lançamento, na noite de ontem, do Dia do Vinho 2018, evento realizado pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e pelo Sindicato Empresarial de Gastronomia (Segh) com o objetivo de promover o enoturismo e, consequentemente, o consumo de vinho.
De 18 de maio a 3 de junho, 255 empreendimentos do Vale Central (assim denominado devido à associação de viticultores da região, chamada Vale Central Gaúcho), na região de Santa Maria, além de Serra, Campanha e Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, São Roque (SP) e Vale do São Francisco (BA), oferecerão atividades e descontos especiais, totalizando mais de 350 atrações simultâneas ao longo das duas semanas de comemoração.
— As pessoas não precisam ter medo de beber vinho — salienta a diretora executiva do Segh, Márcia Ferronato, acrescentando que o Dia do Vinho é uma oportunidade para os apreciadores da bebida descobrirem a variedade da produção nacional.
O diretor técnico do Ibravin, Leocir Bottega, lembra do consumo per capita anual de vinho no Brasil, que atualmente é de 1,9 litro, e comparou ao de países europeus, onde o índice supera os 30 litros por habitante ao ano.
— Temos um potencial muito grande pela frente.
Bottega citou ainda os benefícios da bebida derivada da uva à saúde, entre eles a proteção contra problemas cardíacos:
— Pesquisas apontam que o vinho faz bem para o coração. Não é por acaso que, neste ano, estamos lançando o Dia do Vinho aqui no "Coração do Rio Grande" (uma das denominações pelas quais Santa Maria é conhecida, por ficar no centro do Estado).
A expectativa é de que as promoções gerem um incremento de aproximadamente 10% em vendas ou movimento de clientes aos estabelecimentos envolvidos. No lançamento do Dia do Vinho, os convidados degustaram a bebida de sete vinícolas do Vale Central. As atividades do Dia do Vinho vão desde degustações a jantares harmonizados.
A programação completa pode ser conferida em www.diadovinho.com.br
Leia também
Padre Ezequiel Dal Pozzo chorou ao ser avisado do afastamento das missas em Caxias do Sul
Operação apreende 40 carros, caça-níqueis e prende ao menos sete pessoas na Serra e no Vale dos Sinos
Transporte coletivo: "estamos fazendo o papel da prefeitura", diz presidente de associação de passageiros de Caxias