A Receita Federal de Caxias do Sul, responsável por 51 municípios da Serra, terá plantão até as 16h30min desta segunda-feira (30) para resolver as últimas dúvidas dos contribuintes antes do prazo de envio final da declaração do imposto de renda, às 23h59min. A manhã desta segunda-feira (30) e a sexta-feira (27) concentram o maior movimento.
Cerca de 30 pessoas estavam na fila do órgão público nesta manhã com diversas demandas, pedindo desde cópias de declarações passadas, informe de rendimentos, regularização do CPF e tentando resolver outros problemas. Ao todo, foram recebidas 243 mil declarações, o equivalente a 91,8% do total de 265 mil esperadas nos municípios da região.
Só em Caxias do Sul, foram 110 mil contribuintes que tinham enviado a documentação até a noite de domingo. Isso equivale a 90,8% do total de 121 mil declarações esperadas. O percentual de contribuintes que deixa para a última hora está até menor do que se esperava, segundo o delegado-adjunto da Receita de Caxias do Sul, Valmor José Lazzari.
Uma das explicação é o número de pessoas que aproveitou o fim de semana para regularizar a situação. De sexta a domingo, 10% dos contribuintes lançaram os dados no sistema. Mesmo estando sujeitos ao pagamento de multa mínima de R$ 165,74 e máxima equivalente a 20% do imposto devido, a estimativa é de que 5% perca o prazo de declaração do imposto, segundo Lazzari.
A média de contribuintes que deixa para a última hora na Serra é muito semelhante ao do Estado. Até as 10h desta segunda, os gaúchos entregaram 1,8 milhão de declarações de um total de 2 milhões previstas.