A partir de hoje, empreendedores de Caxias do Sul terão um espaço para buscar orientações sobre suas empresas. A Sala do Empreendedor será inaugurada na tarde desta terça-feira no terceiro andar da prefeitura. Esta é a primeira etapa de um complexo que a Secretaria de Desenvolvimento Econômico pretende instalar no local, em que todos os procedimentos para abertura de uma empresa podem ser feitos num mesmo local.
O serviço vai concentrar as orientações para registro, baixa e alterações de inscrições municipais e estaduais, além de serviços prestados pelas secretarias da Fazenda, do Urbanismo, do Meio Ambiente, de Trânsito, Transportes e Mobilidade, do Planejamento e da Vigilância Sanitária da Secretaria da Saúde. Quatro estagiários e quatro servidores públicos estarão atendendo no local.
Até o final do ano deve entrar em funcionamento a Rede Nacional para a Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios (Redesimples). Para isso, é preciso integrar também os serviços do Sebrae e da Junta Comercial. Inicialmente, a prefeitura queria que a Junta deixasse CIC e se instalasse na Sala do Empreendedor, o que acabou não ocorrendo.
O secretário Emílio Andreazza ressalta que a ideia é facilitar o processo para que as empresas entrem em funcionamento, com atendimentos de diversas pastas concentradas em um só espaço.
— A desburocratização de procedimentos é uma diretriz do governo municipal — aponta o secretário.
Por enquanto os serviços de emissão de Certidão Específica, Certidão Simplificada, registros de Constituição de LTDA e Empresário (Individual), registros de Alterações de LTDA e Empresário, registro Extinção de LTDA e Empresário e autenticação de livros contábeis continuam sendo feitos oferecidos. na Junta Comercial, em funcionamento na CIC. O tempo médio para o processo de abertura de uma empresa é de uma semana, segundo a coordenadora Eliane Carniel.
A Sala do Empreendedor atende de segunda à sexta, das 10h às 16h. Às quartas-feiras, também das 10h às 16h, haverá atendimento técnico com a presença de funcionários Semma, SMU e Vigilância Sanitária, mediante agendamento pelo telefone (54) 3218.6000, ramais 6451 e 6462.
SERVIÇOS
* Orientações sobre a simplificação dos processos de abertura de empresas.
* Baixa e funcionamento das empresas sediadas no município.
* Atendimento: de segunda a sexta, das 10h às 16h.