As agências da Caixa Econômica Federal na Serra Gaúcha terão atendimento específico para pessoas físicas e jurídicas que têm determinadas dívidas com o banco na semana que vem, entre os dias 13 e 17 de novembro. O programa Quita Fácil ocorre em todo o país e, no Rio Grande do Sul, começou no dia 3 e vai até 30 de dezembro. Para dívidas como as de cartão de crédito, por exemplo, haverá, dependendo do caso, a possibilidade de quitar a dívida à vista com desconto.
Conforme o gerente da Superintendência Regional da Caixa, Leonardo Bombassaro, entre os contratos abrangidos pelo programa, estão também os de financiamento de imóveis, veículos, empréstimo consignado, e de capital de giro para empresas, entre outros. Os descontos podem chegar a até 90%.
Bombassaro explica que o programa é voltado a clientes com dívidas que já se estendem por um tempo alongado, especialmente as que têm mais de 360 dias. O gerente afirma que essa foi a época escolhida para o programa porque as pessoas têm mais recursos.
— É um período que a Caixa definiu agora, de final de ano, que é um momento propício em que os clientes têm maior quantidade de recursos, em razão, por exemplo, do 13º salário — explica o gerente.
Conforme Bombassaro, os funcionários das agências estão orientados na semana que vem a tirarem dúvidas dos clientes e a já fornecerem o boleto para pagamento da dívida, na mesma data ou com vencimento em data futura, até o final do ano. O cliente do banco também poderá consultar a possibilidade de parcelar dívidas.
A expectativa de arrecadação da Caixa na região da Serra é de R$ 2 milhões apenas na próxima semana. O gerente afirma que o programa também tem o objetivo de limpar o nome dos clientes para que eles estejam reabilitados a fazer novos empréstimos no futuro.