Os comerciantes de Caxias do Sul acalentam boas perspectivas para o Dia das Mães. A projeção da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) é de crescimento de 4% nas vendas na comparação com 2016. Sendo assim, o resultado na cidade deve ser positivo pela primeira vez nos últimos dois anos, ressalta o presidente da entidade, Ivonei Pioner.
Leia mais:
Marcopolo, de Caxias, cresce 29,5% no primeiro trimestre do ano
O desconforto da CIC de Caxias com o adiamento da Festa da Uva
Casa + Prat-K chega a Caxias
No ano passado, o cenário traçado pela entidade era de expansão de 2% durante a data comemorativa, a segunda mais importante para o comércio, perdendo apenas para o Natal. Entretanto, houve retração na casa dos 7%, como lembra Pioner. Em 2017, o dirigente acredita que o momento de retração ficou para trás.
– Em relação ao que vínhamos tendo, é um número bom (crescimento de 4%). Se confirmada a previsão, teremos indicativos de uma retomada mais consistente da economia – aposta Pioner.
O empresário destaca que o valor médio dos presentes adquiridos pelos caxienses deve ser de R$ 110. Itens de vestuário e calçados devem liderar a lista dos mais vendidos. Na sequência aparecem cosméticos, artigos de perfumaria, flores e joias.Alguns caxienses já começaram a sondar as lojas da cidade atrás presentes para suas mães É o caso do estudante Pablo de Oliveira.
– Comprei uma pantufa para minha mãe, pois era algo que ela estava procurando – conta.
Vendas de última hora
A maior parte dos caxienses deixou para comprar o presente às vésperas do Dia das Mães. O presidente da CDL Caxias ressalta que nos últimos dias antes da data o comércio deverá concentrar o maior volume de vendas.
– Já é de praxe deixar para comprar o presente nos últimos dias. Ainda mais levando em consideração que muitas pessoas receberam no final da semana passada e os funcionários públicos devem receber nesta semana – afirma Pioner.
O gerente de marketing do shopping San Pelegrino, Maurício Adami, ratifica a projeção. E lembra que, nesta semana, ocorre a liberação de um novo lote de pagamento de contas inativas do FGTS, o que pode turbinar as vendas de Dia das Mães.
– O tíquete médio deve ficar igual ou inferior a outros anos, mas acreditamos em um volume de vendas maior em 4,5% a 5% (em relação a 2016).
Apenas na sexta-feira e no final de semana, o centro comercial deve receber mais de 25 mil visitantes diários. Adami calcula que as vendas dos lojistas do estabelecimento devem totalizar aproximadamente R$ 7 milhões no período.
O Pioneiro tentou contato com um porta-voz do Iguatemi sobre as expectativas de vendas para o Dia das Mães, mas a assessoria de imprensa disse que o shopping não se manifestaria.