Quem passa pela RSC-453 próximo ao Shopping Iguatemi Caxias visualiza a construção de um novo empreendimento hoteleiro na cidade. É o Dall'Onder Axten Hotel, que tem inauguração marcada para março de 2018. O empreendimento terá 18 pavimentos, com área construída de 15 mil metros quadrados, 204 apartamentos e 612 novos leitos no município. O investimento é de R$ 61 milhões.
A pergunta é: se Caxias parece não ter vocação para o turismo, há mercado para mais um hotel? Um dos principais visionários turísticos do sul do país e que implantou o turismo em Bento Gonçalves garante que sim.
Leia mais:
"Caxias do Sul tem que se mexer", recomenda Tarcísio Michelon
Marelli, de Caxias, anuncia novo CEO
Diferro, de Caxias, consolida-se entre as maiores distribuidoras de aços especiais do Sul
Tarcísio Michelon aposta que Caxias tem mais potencial que Bento. Um estudo realizado pela rede de hotéis aponta que, enquanto Bento Gonçalves tem 39 habitantes para cada leito hoteleiro, Caxias tem uma demanda reprimida de 150 habitantes para cada leito. Com o novo hotel, a cidade passará a dispor de cerca de 3,6 mil leitos – 10% a mais. Hoje, a cidade possui 3,3 mil leitos.
O presidente do Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria Região Uva e Vinho (Segh), João Leidens, avalia como positiva a vinda de um novo hotel para a cidade. Ressalta, no entanto, que é preciso trabalhar para trazer novos eventos corporativos para Caxias. O cancelamento da Festa da Uva em 2018, informa, vai prejudicar o setor hoteleiro na Serra Gaúcha. Segundo Leidens, a ocupação dos hotéis em Caxias está diminuindo. Hoje, fica entre 46% e 48%. Durante a Festa da Uva, a ocupação salta para 85%. O número de leitos se mantém estável nos últimos 10 anos.
A rede Dall'Onder, que conta com três unidades em Bento (uma em fase de projeto), outra em Garibaldi (em projeto) e agora uma em Caxias, aposta em um novo conceito de hospedagem. É um processo de locação em condomínio, onde os investidores locam o imóvel para a exploração hoteleira de uma bandeira. Os apartamentos estão à venda com matrícula individual pela Incorporadora Tonello. 70% já estão comercializados.
A estrutura
- 15 mil m² de área construída no bairro Sanvitto
- 204 apartamentos
- Apartamentos adaptados para cadeirantes
- Centro de eventos
- Passarela até o shopping
- Área externa de eventos
- Espaços de lazer: piscina, sauna úmida e seca, banheiros climatizados, recreação kids, espaço de pilates, sala de jogos