Na reunião-almoço de ontem da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC), o diretor Comercial do Tecon, Renê Wlach, apresentou uma alternativa aos empresários da Serra que pode reduzir em até 20% o custo final do exportador em logística.
Isso porque, em outubro de 2016, o Tecon Rio Grande, operadora de serviços portuários, passou a movimentar containers a partir do Terminal Santa Clara, localizado no Polo Petroquímico de Triunfo, retomando o transporte desse tipo de carga pelo Rio Jacuí entre Triunfo e o Porto de Rio Grande. Como o calado do Rio Jacuí não permite o acesso de navios de grande porte, os terminais de Santa Clara e Rio Grande foram concebidos para operar de forma integrada.
Os carregamentos são feitos em embarcações menores classificadas para navegação interior no Terminal de Santa Clara e enviados para Rio Grande onde são carregados em navios maiores de longo curso e cabotagem.
Batizado de Contesc, o Terminal de Santa Clara, que transporta grande parte das cargas de resinas da Braskem para Rio Grande, já movimentou 72 containers para exportação da Marcopolo e 94 containers de importação da Tramontina.
– Este projeto traz ganho logístico e redução de custos para os exportadores e importadores da Serra – afirmou o diretor Wlach.
Além da redução dos custos com transporte, o atendimento multimodal otimiza o uso de equipamentos, redução de intermediários, garantia de cumprimento de prazos e parceria com o modal rodoviário.
TRANSPORTES
Tecon Rio Grande oferece a empresas da Serra operação multimodal pelo Terminal de Santa Clara
Renê Wlach palestrou nesta segunda-feira na reunião-almoço da CIC sobre atrativos desta alternativa logística
GZH faz parte do The Trust Project