Já tradicional em negócios que trabalham com comércio online, a Black Friday, que ocorre nesta sexta, também cresce com força nos empreendimentos físicos. Mais da metade dos negócios caxienses, acredita Sadi Donazzolo, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Caxias do Sul (Sindilojas), já participa de alguma forma desta ação que chega a oferecer descontos de 70%. O envolvimento, por sinal, ultrapassa a sexta-feira e se estende por outros dias da semana.
Leia mais
Profissionalismo e inovação amenizam impactos da crise no setor têxtil da Serra
Transformando a região em que está situado, Iguatemi Caxias completa 20 anos
Vendas de espumante devem crescer neste final de ano em relação a 2015
O acolhimento expressivo do comércio à ação ocorre, em parte, pelo atual momento econômico. O setor soma perdas de 22,7% no acumulado de 12 meses e, portanto, não desperdiça nenhuma oportunidade de amenizar os prejuízos.
– A confiança do consumidor está melhorando um pouco nesse final de ano, já que a economia parou de cair. A expectativa do comércio caxiense é que a Black Friday ultrapasse o Dia das Mães e vire oficialmente a segunda melhor data do ano em vendas, atrás apenas do Natal – revela Donazzolo, acrescentando ainda que as coleções de verão estão chegando nas lojas e, por isso, liquidações neste momento são fundamentais.
Para que o consumidor aproveite ao máximo as promoções, muitos negócios terão horários diferenciados nesta sexta. O Hipermercado Big, por exemplo, abrirá às 6h. O San Pelegrino também inicia o funcionamento uma hora antes nesta sexta, às 8h. O shopping também estendeu as promoções para sábado e domingo.
– A Black Friday supre uma dificuldade do comércio de comercializar entre o Dia das Crianças e o Natal. Havia uma lacuna grande neste período. Tudo que gera fluxo e venda é bem-vindo – resume Maurício Adami, responsável pelo marketing do San Pelegrino.
Durante os três dias da promoção, o San Pelegrino irá isentar duas horas de estacionamento dos clientes que efetuarem compras no valor mínimo de R$50. A expectativa do shopping é alavancar a movimentação em 25% neste período.
:: O QUE É A BLACK FRIDAY?
A Black Friday (sexta-feira negra, em inglês) é o nome da iniciativa que ocorre após o Dia de Ação de Graças dos Estados Unidos, data comemorativa mais importante para o varejo americano, que antecipa as compras natalinas. O estoque que não foi comercializado até a data é colocado à venda comdescontos especiais.
Em 2010, o evento chegou ao Brasil por iniciativa de uma empresa especializada em descontos na internet. Da mesma forma como nos EUA, a Black Friday brasileira se realiza na última sexta-feira de novembro e, mais recentemente, ganha espaço também nas lojas físicas.
A versão mais conhecida para a origem do termo é que as vendas deixam a última linha do balanço preta (indicando lucro), e não vermelha (sinônimo de prejuízo).
DICAS PARA NÃO SER ENGANADO
:: Faça uma pesquisa prévia dos produtos que pretende comprar, para escapar da chamada maquiagem de preços. Alguns site, como o Zoom e o Buscapé, fazem um histórico dos últimos 30 dias do produto
:: Pesquise a reputação da loja em sites de reclamações, fóruns de consumidores, Procons e site do Tribunal de Justiça do Estado
:: Desconfie de ofertas muito tentadoras
:: Prefira lojas conhecidas, com CNPJ, número para contato telefônico e unidade com endereço físico
:: Prefira pagar com o cartão de crédito, em vez de boleto. Fica mais fácil de cancelar o pagamento caso haja problema na entrega
:: Faça cópias de tela em cada etapa da compra online, desde o anúncio até a conclusão do pagamento e o prazo de entrega
:: Mesmo que as ofertas valham a pena, tome cuidado com as compras para não exceder o orçamento:: Lembre de ficar de olho no preço do frete. Se for muito alto, o desconto pode não valer a pena
:: Para não comprar por impulso, liste os produtos que você pretende comprar e foque neles
:: Se chegar um produto diferente do escolhido, poderá desistir da compra e devolver o item no prazo de sete dias
Fonte: Procon-RS e Caxias, Idec, Personal Pechincha e Proteste
Só atrás do Natal
Lojistas de Caxias acreditam que Black Friday será a 2ª melhor data do ano em vendas
Mais da metade dos negócios caxienses já participa de alguma forma desta ação
Ana Demoliner
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project