Embora os índices de confiança na economia tenham apresentado sinais de melhora nos últimos meses, os dados oficiais de desempenho ainda não refletem esse otimismo. Em julho, 909 postos de trabalho foram fechados em Caxias, somando agora 3,8 mil vagas a menos na cidade em 2016. Os números foram divulgados nesta quinta-feira pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) por meio do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
Leia as últimas notícias do Pioneiro
O desempenho negativo de julho é atribuído especialmente ao momento de instabilidade pelo qual o país passa. A partir da próxima semana, com o fim do julgamento de impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff, o cenário deve começar a melhorar, avalia Carlos Zignani, vice-presidente de Indústria da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias (CIC):
– Temos expectativa de melhoras efetivas a partir de setembro, mas ainda é apenas isso: expectativas. Se fala muito na retomada do otimismo, mas na prática ainda não se vê nada, especialmente na indústria – destaca o executivo, adiantando que dificilmente o desempenho de agosto será muito diferente do de julho.
Mercado de trabalho
Caxias fecha 909 vagas em julho
Retomada do otimismo ainda não reflete na geração de oportunidades
Ana Demoliner
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project