Embora os índices de confiança na economia tenham apresentado sinais de melhora nos últimos meses, os dados oficiais de desempenho ainda não refletem esse otimismo. Em julho, 909 postos de trabalho foram fechados em Caxias, somando agora 3,8 mil vagas a menos na cidade em 2016. Os números foram divulgados nesta quinta-feira pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) por meio do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
Leia as últimas notícias do Pioneiro
O desempenho negativo de julho é atribuído especialmente ao momento de instabilidade pelo qual o país passa. A partir da próxima semana, com o fim do julgamento de impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff, o cenário deve começar a melhorar, avalia Carlos Zignani, vice-presidente de Indústria da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias (CIC):
– Temos expectativa de melhoras efetivas a partir de setembro, mas ainda é apenas isso: expectativas. Se fala muito na retomada do otimismo, mas na prática ainda não se vê nada, especialmente na indústria – destaca o executivo, adiantando que dificilmente o desempenho de agosto será muito diferente do de julho.
De fato, o setor industrial segue sendo o mais afetado pela retração. Em julho, 398 vagas foram fechadas na indústria de transformação caxiense. O segundo ramo mais afetado foi serviços, com 285 postos a menos.
Comércio veio na sequência e encerrou 125 postos de trabalho no mês passado. Apesar do resultado negativo, Ivonei Pioner, diretor da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), ressalta que a economia vem parando de piorar e que praticamente todos indicadores de confiança sinalizam que a retomada está mais próxima.
– Com o fim dessa novela do impeachment, lentamente, os resultados irão melhorar. Estamos em um momento volátil, então é normal ainda aparecer quedas nos resultados até o final desse ano – acredita.
Zignani lembra ainda que a geração de emprego depende da recuperação de outros fatores. Sem crescimento em investimentos, por exemplo, as empresas vão seguir sem abrir novas vagas:
– Enquanto não aumentar renda, não aumentar o volume de negócios, o mercado de trabalho vai seguir diminuindo – resume.