Pensar na Serra gaúcha como um roteiro só, com os municípios sendo parceiros e não concorrentes, costuma ser a solução apontada para o turismo ganhar ainda mais força na região. Nesse sentido, o projeto que saiu do papel que melhor resume essa ideia é o Dia do Vinho, que começa nesta sexta. Durante duas semanas, 250 estabelecimentos oferecem descontos e ações em uma programação que reúne mais de 270 atividades.
Confira as últimas notícias do Pioneiro
Nesta sétima edição de festividades, a novidade é a inclusão do município de Vila Flores nas iniciativas. Agora são 10 municípios da Serra, além de atividades na Campanha e em São Roque (São Paulo):
– O nosso lema com o Dia do Vinho é pensar regionalmente e agir localmente. Assim todo mundo sai beneficiado: o turista fica mais tempo na Serra e o turismo da região é potencializado – destaca Emir José Alves da Silva, secretário municipal de Turismo de Caxias.
A estimativa de incremento nos negócios é de 10% no período do Dia de Vinho nas redes de gastronomia, hotelaria e vitivinicultura envolvidas nas festividades. Os descontos programados pelos participantes chegam a 30%.
_ Iremos englobar dois feriados durante o Dia do Vinho (Caravaggio e Corpus Christi), que caem no mesmo dia e rendem um feriado prolongado. Para esses quatro dias, prevemos inclusive lotação na rede hoteleira de alguns municípios, já que o clima frio também impulsiona muito o turismo – explica João Leidens, presidente do Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria Região Uva e Vinho (Segh).
Além do frio e do aumento no número de municípios participantes, o Dia do Vinho brinda ainda outro motivo neste ano. A comunidade de Monte Belo do Sul – cidade que engloba a programação – comemora a conquista da Indicação Geográfica para certificar a procedência de seus rótulos. O lançamento dos primeiros vinhos com a certificação ocorre no dia 3 de junho.
O Dia do Vinho é realizado pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação do RS e pelo Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria Região Uva e Vinho (Segh), com apoio das secretarias municipais.
Feira do Vinho é destaque
Um dos destaques da programação do Dia do Vinho é a feira realizada na Praça Dante. A atividade, neste ano, ocorre de 3 a 5 de junho e vai reunir 12 vinícolas da cidade – três a mais do que na edição anterior. Em 2015, o encontro comercializou 23 mil litros de vinhos e sucos e registrou público de 25 mil pessoas.
A Casa Onzi é uma das participantes da feira e está presente desde a 1ª edição da ação (essa será a sétima). Para Ismael Onzi, gerente da vinícola, a importância da atividade vai bem além da comercialização:
– Claro que vender é importante, mas o mais interessante da Feira do Vinho é esse contato direto com o público. Notamos a percepção das pessoas sobre nossos produtos e anotamos as considerações para depois aprimorarmos o trabalho. É sempre bem produtivo.
A produção média da Casa Onzi por ano é de 150 mil litros entre vinhos e sucos. Cerca de 50% das uvas utilizadas nos processos são próprias, colhidas em sete hectares da vinícola. O restante vem de outros produtores da região.
Nesse ano, devido à quebra que atingiu praticamente toda a safra de uva, Ismael conta que foi preciso pensar em alguma alternativa, já que a produção própria da fruta caiu 50%. A busca por novos produtores foi a solução encontrada para amenizar a falta de matéria-prima:
– O frio vem ajudando bastante nas vendas e o estoque desse ano está menor pela quebra de safra. Se a comercialização continuar boa, devemos operar desabastecidos por um breve tempo no final do ano, até chegar a próxima safra.
Programação
A programação completa do Dia do Vinho conta com mais de 270 ações até o dia 5 de junho e está disponível no www.diadovinho.com.br.
Brinde à união e ao frio
Com mais de 270 atividades, Dia do Vinho começa nesta sexta na Serra
Até 5 de junho, 250 estabelecimentos da região oferecem descontos de até 30%
Ana Demoliner
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project