O mercado retraído que vem afetando principalmente a indústria não impediu a caxiense Marcopolo de continuar inovando. Nesta terça-feira, cinco novos modelos foram apresentados pela maior fabricante de ônibus da América Latina: o novo rodoviário Paradiso 1350, o intermunicipal Ideale, e os urbanos Novo Torino Express (articulado), Novo Torino Low Entry (piso baixo) e Novo Torino com motor traseiro.
Lançar novidades mesmo em tempos de pedidos em baixa - a estimativa é que apenas 50% da capacidade de produção da Marcopolo esteja sendo ocupada atualmente - não é inédito na empresa. Durante a crise econômica mundial de 2009, a companhia lançou a Geração 7 de rodoviários, que posteriormente se transformou em um grande sucesso de vendas em todo o mundo. Vale lembrar ainda que, nos últimos oito anos, a média de novidades da empresa supera um lançamento por mês.
- Essa é seguramente a pior crise nacional do setor de ônibus. Mas optamos por continuar lançando modelos porque se eles não forem vendidos agora, serão amanhã, ano que vem. E quando o mercado estiver aquecido, a produção dessas novidades já vai estar adequada, pronta - explica Paulo Corso, diretor de operações comerciais da Marcopolo.
Até junho, o desempenho da Marcopolo em vendas caiu 27% e a expectativa é que o ano encerre com perdas de 30%. A retração em geral, porém, ocorre apenas no cenário nacional, o que justifica ainda mais a necessidade da empresa de continuar investindo em lançamentos, ressalta Ruben Bisi, diretor de estratégia e negócios internacionais:
- Temos uma expectativa mundial boa para o setor de ônibus e daqui (Caxias) esses lançamentos vão para o mundo.
Inovação
Marcopolo, de Caxias, lança cinco novos modelos de ônibus
Apesar do cenário retraído, empresa investe em novidades para o mercado
Ana Demoliner
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project