O inverno começou há poucas semanas, mas as peças da estação já estão sendo liquidadas em boa parte das lojas de Caxias. Descontos de até 70% e várias facilidades de pagamento são oferecidas pelos comerciantes da cidade desde o início do mês. Os lojistas optaram por antecipar as promoções - normalmente promovidas no final da estação, em setembro - em função da retração geral no consumo, já que o setor acumula prejuízos de mais de 20% somente neste ano.
Além da desaceleração nas vendas gerada pelas incertezas econômicas, o clima também não ajudou. Em muitos anos, lembra o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Caxias do Sul (Sindilojas), Sadi Donazzolo, os meses de abril e maio já contavam com algum friozinho que estimulava as vendas. Em 2015 ocorreu o contrário: até mesmo no início de junho o calor ainda persistia.
- O frio demorou muito para vir e temos projeções que o inverno em geral não será muito rigoroso. Os lojistas ficaram então com receio de acumular os estoques e as liquidações já começaram agora - explica Donazzolo.
Os setores de moda e calçados são os mais afetados pelo frio atrasado, já que vendas de coleções inteiras ficam prejudicadas se os termômetros não baixam. Até mesmo as indústrias e fornecedores estão oferecendo descontos para os lojistas para também não ficarem com estoques acumulados, conta Donazzolo.
- Muitos comerciantes compram mercadorias a prazo para depois vender, então também optam pelos descontos para pagar essas contas. As liquidações são importantes para reforçar o caixa - destaca.
Mesmo quando não resultam em queima total de estoque, as liquidações são interessantes para o comércio porque movimentam os estabelecimentos. A gerente Jussara Gobetti Lorandi, da Interlojas, conta que os descontos funcionam como um chamariz para o consumidor ao menos entrar na loja:
- O pessoal vem porque vê na vitrine que alguns itens estão em liquidação, mas às vezes acabam comprando outros itens também, o que é bem importante.
Queima de estoque adiantado
Comércio de Caxias antecipa liquidações de inverno
Retração no consumo e frio "atrasado" estimularam descontos antes da estação terminar
Ana Demoliner
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project