A retração econômica ainda persiste, mas o impacto desse momento desacelerado vem variando bastante em cada estabelecimento. Até mesmo em pontos do comércio, setor que acumula baixas de mais de 20% neste ano em Caxias, há quem não tenha sentido grandes prejuízos. Na Brisa Calçados, por exemplo, comandada por Gilmar Dal Pizzol, as vendas não chegaram a crescer, mas também não diminuíram em relação ao ano passado.
Para explicar como driblou os impactos da retração, o empresário participou de um painel nesta semana juntamente com Paulo Geremia, do restaurante DiPaolo, e Jerson Martins, do Personal Royal Hotel. O encontro fez parte da 10ª Semana do Comércio e Serviços e foi mediado pela apresentadora Marisol Santos.
- Quem se preparou e fez a lição de casa não está sofrendo - aponta Dal Pizzol.
O momento atual, destaca Martins, é oportuno para negociar alguma compra necessária para o negócio, permitindo melhores preços, já que "a crise, de uma forma ou de outra, é para todos, então a hora é essa". O executivo contou ainda que percebe uma melhora para o segundo semestre:
- O mercado, de forma geral, tomou canja no primeiro semestre, ficou somente analisando o cenário. Agora (os empresários) viram que não dá mais para esperar e começaram a se mexer, mesmo com retração.
A valorização da equipe, independentemente do cenário, também é fundamental, ressaltou Geremia. Satisfazer clientes, fornecedores e funcionários é o lema da rede de restaurantes que deve fechar 2015 com quatro novas casas.
- Acreditamos na meritocracia. Temos que promover os funcionários nem cedo demais, para que eles valorizem o esforço, nem tarde demais, porque senão perdemos eles - ensina.
A Semana do Comércio e Serviços encerra-se neste sábado. A última atividade é uma ação social com o grupo Anjos da Esperança, na Praça Dante Alighieri, das 9h às 12h. A blitz visa a conscientização da doação de órgãos, sangue e medula óssea.
Conselhos
"A crise é para todos, então a hora de negociar é essa", acredita gerente do Personal Hotel, de Caxias
Jerson Martins participou de painel juntamente com Paulo Geremia, do restaurante DiPaolo, e Gilmar Dal Pizzol, da Brisa Calçados
GZH faz parte do The Trust Project