O pagamento da segunda parcela do 13º salário - que teve o prazo encerrado nesta sexta-feira - aliado ao fato de que boa parte das empresas da cidade entraram em férias coletivas neste sábado deve turbinar o movimento do comércio caxiense neste final de semana. A poucos dias do Natal, o momento é de caça aos presentes que ainda não foram comprados.
A expectativa, conforme a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Caxias do Sul, é que o aumento das vendas em relação a dezembro passado gire em torno de 2% a 3%. Para confirmar esse incremento, as lojas têm apostado em estratégias como horários estendidos e parcelamentos sem juros.
Já a ameaça de "esvaziamento" da cidade, apostam os lojistas, deve se confirmar apenas para depois do Natal. Como as férias coletivas da indústria são maiores nesse ano em função da retração, com volta para 12 de janeiro em muitos casos, o primeiro mês do ano sim deve sofrer impacto nas vendas.
- Historicamente as pessoas passam o Natal com a família e depois viajam, então provavelmente teremos vendas boas até o Natal, com a saída apenas de quem não é natural da cidade. Depois, a partir do dia 26, o movimento deve cair - avalia Maria Carolina Gullo, assessora de Economia e Estatística da CDL.
Como os comerciantes estão dispostos a vender mais nessa época, orienta o Procon Caxias, o consumidor deve aproveitar para escolher bem entre uma loja e outra. É importante lembrar ainda que trocas de produtos por diferenciação de cor, tamanho ou outro motivo que não seja defeito de fábrica não cabe como dever do lojista, então informe-se sobre as políticas de troca e peça para que essa informação seja entregue por escrito.
Caça aos últimos presentes
Pagamento do 13º e férias coletivas devem movimentar lojas de Caxias
Confira dicas para quem deixou as compras natalinas para a última hora
GZH faz parte do The Trust Project