Os preços dos voos que partem do aeroporto Hugo Cantergiani, em Caxias do Sul, podem ficar entre 20% e 30% mais baratos a partir de 2015. A redução é exigência do governo federal para conceder subsídios a companhias aéreas que operam voos regionais. O benefício é concedido em voos que operam em aeroportos com até um milhão de passageiros por ano.
De acordo com o administrador do aeroporto de Caxias do Sul, Marcos Argueles, a cidade se enquadra nas características do programa. Além disso, segundo ele, as empresas Gol e Azul, que operam em Caxias, já solicitaram os subsídios. O programa prevê pagamento por parte do governo federal do valor correspondente a metade dos lugares disponíveis ou até 60 assentos por voo.
O benefício, no entanto, só entra em vigor a partir da regulamentação da medida provisória, prevista para 2015. A redução vai afetar todos os voos que operam no aeroporto, mas segundo Argueles, ainda não é possível prever se a medida vai acarretar em mais frequências.
- Depende da lei de mercado, da demanda dessas empresas. Se elas tiverem essa percepção de que necessita mais uma ou duas aeronaves ou voos por dia, elas vão disponibilizar isso. A meta dessa medida é ligar aeroportos regionais, cidades de pequeno e médio porte, como Caxias, a grandes centros.
Atualmente, Caxias do Sul tem voos para Campinas e o aeroporto de Congonhas, em São Paulo, com ocupação média de 80% das aeronaves. No dia 16 de setembro, a Azul vai retomar os dois voos diários para Curitiba, que haviam sido suspensos em abril. Os horários exatos não estão definidos, mas as operações vão ocorrer pela manhã e no final da tarde. As frequências vão ser operadas com um ATR 600-72, com 68 lugares.
A partir de 2015
Preços de voos partindo de Caxias do Sul podem ficar até 30% menores
Redução no valor das passagens é exigência para concessão de subsídios a companhias aéreas que operam voos regionais
GZH faz parte do The Trust Project