A venda de carros novos em Caxias do Sul cresceu 15% em dezembro, comparada ao mesmo período de novembro. Conforme o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Davenir Dreher, esse aumento deve-se em parte à expectativa do término do IPI reduzido, previsto para dia 31, e à obrigatoriedade da instalação do airbag e do freio ABS em todos os veículos produzidos no Brasil a partir de janeiro. As duas medidas devem encarecer os automóveis.
- Dezembro é bom geralmente, mas nesse ano, por causa dessas questões, está melhor - explica Dreher, também proprietário da Sulpeças Concessionária Fiat.
Em algumas montadoras, até falta carro devido à demanda. Na concessionária Eiffel Citroën, há poucos C3, carro chefe da empresa. Isso porque em novembro, nos 10 anos do modelo no Brasil, a venda foi intensa em razão da promoção especial para aquele mês.
- A procura está alta, o meu problema é, como vendeu muito em novembro, a montadora ficou com pouco produto - conta o diretor comercial da concessionária, Rodrigo Restelatto.
O diretor já está se preparando para o ano que vem. Ele pretende comprar o que puder de automóveis ainda nesse ano para garantir aos clientes veículos ainda com o IPI reduzido.
- Estou comprando o que tem, mesmo que tenha pouca coisa, para ficar com estoque bom - comenta.
Moisés Winter, 33 anos, tentava adquirir ontem um carro para a empresa dele. Proprietário da Samo Fertilizantes, de Feliz, Winter não estava preocupado com a volta do IPI, mas sim com as entregas que precisa fazer. Ele esbarrou na falta do veículo que precisa, um furgão Jumper Citroën.
- Tínhamos três no estoque da montadora de manhã, mas não tem mais. Você tem muita pressa? - perguntou o consultor de vendas Davi Ballerini, comprometendo-se a providenciar o veículo para o consumidor.
Winter quer a entrega do veículo com urgência, para cumprir os prazos na distribuição da mercadoria para os clientes.
- Decidimos a compra há dois meses, em função da necessidade, do aumento das vendas da empresa. A gente transporta fertilizantes para o Estado inteiro - justifica.
Comércio
Venda de carros cresce em Caxias do Sul
Término do IPI reduzido é um dos fatores que impulsionam a comercialização
GZH faz parte do The Trust Project