Assim como quem antecipa as compras dos presentes de Natal garante maior diversidade de opções (e de preços), quem não deixa a reserva da casa da praia para a última hora também encontra vantagens. Nas imobiliárias do litoral, a maior parte das locações para o período que engloba o Natal e o Réveillon já está acertada. Mas ainda há opções. Quem não correr, portanto, pode se ver obrigado a pagar muito mais por um imóvel inferior aos que estão sendo oferecidos com antecedência.
O risco de cair em golpes também é maior nos casos em que não há planejamento. Isso porque, no desespero de encontrar o imóvel ideal em cima da hora, os veranistas podem acabar apelando para imobiliárias e pessoas desconhecidas no ramo.
- O ideal antes de alugar um imóvel é conhecer a imobiliária ou ao menos ter algum tipo de indicação dela. Normalmente se pede 50% do valor do aluguel antes da locação, então existe esse risco da perda financeira se houver problemas, além dos outros transtornos - destaca Fernando Gonçalves dos Reis, presidente da Associação das Imobiliárias de Caxias do Sul (Assimob) e diretor executivo da Prolar Imobiliária Inteligente.
Outro cuidado imprescindível, aponta Reis, é a exigência do contrato em qualquer negociação. O entendimento de cada cláusula do documento pelo locatário também é essencial para férias mais tranquilas.
A intensificação das locações para o veraneio, aponta Luiz Antonio Grison, vice-presidente da Assimob e proprietário da Casanobre, iniciou a partir da metade de novembro. Os reajustes dos imóveis no litoral, ressalta Grison, que também é sócio proprietário da Nova Torres, na praia de Torres, dependem muito da procura.
Na Nova Torres, cerca de 90% dos cerca de 200 imóveis disponíveis para a locação já estão reservados para o Réveillon, sendo que a maioria dos locatários é de caxienses. Alguns clientes, conta o corretor Cristian Valim, já fecharam negócio ainda em setembro.
Enquanto boa parte dos caxienses planeja passar as festas de final de ano no litoral, Valter Graff, 65 anos, já tem certeza que estará longe da praia no período. O aposentado, que possui três casas e dois sobrados na praia de Curumin, vê no finalzinho do ano a melhor época de todas para alugar as propriedades. A concentração de reservas para a data, inclusive, é um problema para quem trabalha com locação no litoral.
- Como a maioria das empresas de Caxias está fazendo férias coletivas nos últimos anos, todo mundo busca casa para a mesma época. No restante do verão, a procura é bem menor - conta Graff.
Não à toa, o aluguel das casas chega a diminuir 50% depois do Réveillon, destaca o aposentado. Há 20 anos, quando Graff começou a trabalhar com locação no litoral, a procura era bem menos concentrada.
Leia mais sobre o assunto no Pioneiro deste final de semana.
Procura intensa
Moradores de Caxias garantem reservas na praia para o período que engloba Natal e Réveillon
Quem não correr pode se ver obrigado a pagar muito mais por um imóvel inferior aos que estão sendo oferecidos com antecedência
GZH faz parte do The Trust Project