Ao participar da abertura da Mercopar, na noite de terça-feira, o prefeito Alceu Barbosa Velho (PDT) empolgou os empresários ao confirmar a construção do Parque Científico e Tecnológico da Serra. O projeto, inspirado no modelo do Parque Tecnológico do Vale dos Sinos (Tecnosinos), junto ao campus da Unisinos em São Leopoldo, já tem local reservado para sua instalação: uma área junto à Universidade de Caxias do Sul. Por isso, será batizado de TecnoUCS.
- Já decretei uma área lindeira à UCS de utilidade pública. Agora será preciso indenizar a família pela área desapropriada. Uma coisa é certa: esse é um caminho sem volta - afirma, explicando que o terreno fica nas imediações do bairro Cruzeiro, em direção ao prédio da Mecatrônica.
O prefeito também salienta que o projeto envolve a mobilização do governo do Estado, prefeitura e UCS, com apoio de entidades como a Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Caxias. O Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Promoção de Investimento, já mandou ofício para a prefeitura e a UCS se colocando como parceira do TecnoUCS.
- O papel do Estado é indispensável para buscar financiamentos, como no BNDES, e atrair empresas de porte e multinacionais - detalha Alceu.
A UCS também tem importância fundamental no desenvolvimento do projeto, já que "a academia detém o conhecimento".