A greve nacional dos bancários completa uma semana nesta quinta-feira. Em Caxias e região, conforme levantamento do Sindicato dos Bancários, cerca de 50 agências aderiram à paralisação. Em algumas delas, o funcionamento é parcial.
Além de várias agências do Banrisul, Itaú, Caixa Econômica Federal, Bradesco e Santander, a nova adesão caxiense à grave nesta quinta-feira ficou por conta da unidade do HSBC Centro. O autoatendimento das unidades, porém, continua funcionando.
Nelso Bebber, coordenador de política sindical e organização do Sindicato dos Bancários de Caxias do Sul e Região, destaca que praticamente todas as agências da área central estão totalmente ou parcialmente paralisadas.
A principal reivindicação da categoria é o aumento de 11,93% nos salários. Também pedem maior participação nos lucros dos bancos, revisão de metas de fechamento de negócios consideradas abusivas, ampliação do investimento em segurança bancária e atendimento pós-assalto ou sequestros de trabalhadores, fim das demissões e mais contratações. A categoria já rejeitou a primeira proposta feita pela Federação Nacional de Bancos (Fenaban), que ofereceu reajuste de 6,1%.
Caxias conta com 74 agências. Como cabe aos funcionários de cada unidade definir se vão entrar em greve (e também se seguem paralisados), os clientes devem ligar para os bancos para conferir como estão os serviços.