No primeiro dia da greve dos bancários, a adesão é parcial em Caxias do Sul. No horário de abertura das agências, às 11h, os grevistas se reuniram na entrada dos estabelecimentos, na tentativa de obter a adesão daqueles que pretendiam atender ao público.
Na agência do Banrisul da Rua Sinimbu, no Centro, servidores colaram cartazes. A previsão inicial é de que o estabelecimento funcione parcialmente. No Banrisul, as agências da Rua Alfredo Chaves e dos bairros Lourdes, Capuchinhos, São Pelegrino e Pio X devem ficar fechadas. A orientação é de que clientes de qualquer banco liguem para as agências para conferir como estará o funcionamento.
Mesmo naquelas em que a adesão foi total, os caixas eletrônicos podem ser acessados normalmente.
A principal reivindicação da categoria é o aumento de 11,93% nos salários. Também pedem maior participação nos lucros dos bancos, revisão de metas de fechamento de negócios consideradas abusivas, ampliação do investimento em segurança bancária e atendimento pós-assalto ou sequestros de trabalhadores, fim das demissões e mais contratações. A categoria já rejeitou a primeira proposta feita pela Federação Nacional de Bancos (Fenaban), que ofereceu reajuste de 6,1%.
Fique atento:
Agências
Ainda não se sabe quantas vão paralisar as atividades. Cabe aos funcionários de cada unidade definir se vão parar ou não. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) recomenda o uso dos caixas eletrônicos e do atendimento por internet e telefone para a realização de pagamentos em geral e transferências de recursos.
Correspondentes bancários
Estão espalhados em todo o país em supermercados, casas lotéricas e postos dos Correios. As casas lotéricas, por exemplo, funcionam durante o horário comercial.
Por telefone
Os serviços de atendimento telefônico dos bancos não devem ser afetados pela paralisação. Pelo telefone, o cliente pode consultar saldo e fatura do cartão de crédito e pagar contas essenciais (água, luz, telefone, gás), imposto e taxas.
Caixas eletrônicos
Dentro de agências, funcionam até as 22h. Em locais de grande circulação, como em lojas de conveniência, funcionam 24 horas. Nos terminais automáticos, é possível fazer agendamento e pagamento de contas, saques, depósitos, retirada de folhas de cheque, consulta de saldo e extratos, transferências, retirada de benefícios (INSS, PIS, abono salarial, FGTS). Alguns também oferecem contratação de empréstimos pessoais, resgate de investimentos, bloqueio de cartão e solicitação de débito automático.
Limite de saque
Não há previsão de aumento do limite diário para saques por conta da paralisação. Os noturnos são limitados a R$ 300 nas agências. O valor para retirada durante o dia varia varia por instituição financeira.
Internet banking
Pela internet, clientes podem fazer consultas de saldo, extratos e investimentos, pagamentos de contas, transferências, solicitação de talão de cheques, pedido de empréstimos e recarga de celular.
Mobile banking
É preciso baixar o aplicativo da instituição no celular ou no tablet, a partir do site do banco ou de lojas virtuais. O serviço disponível varia conforme o banco e o relacionamento com o cliente, mas, em geral, permite consultar saldos, extratos e contas de investimentos e pagar títulos via débito direto autorizado.
Recebimento de salários e benefícios
Caso a agência do cliente esteja fechada, ele pode se dirigir a casas lotéricas e postos dos Correios. Nas casas lotéricas, é possível sacar dinheiro e benefícios, como o Bolsa-Família, INSS, FGTS, seguro-desemprego e PIS.