Na terra da polenta, do galeto ao primo canto e das pizzarias, o saboroso xis tem abocanhado uma fatia cada vez maior no mercado gastronômico da cidade. Atualmente, 102 hamburguerias são filiadas ao Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares Região Uva e Vinho (SHRBS), mas o número de estabelecimentos é ainda maior. Para driblar a concorrência e manter os clientes satisfeitos, casas de lanches têm apostado em diferenciais como horários estendidos, ambientes confortáveis e promoções com preços apetitosos.
Só em Caxias, a estimativa é que sejam consumidos 300 mil lanches por mês, entre xis e cachorro-quente. O cliente, cada vez mais exigente, não tem procurado somente o preço. Ele quer um lanche de qualidade, em um ambiente climatizado, com estacionamento próprio. Na Hamburguer & Cia, no bairro de Lourdes, os benefícios vão além: atendimento até a 1h durante a semana e até as 3h aos sábados e domingos é um diferencial.
Em constante crescimento, o mercado de hamburguerias faz surgir novos estabelecimentos a cada mês, e emprega cerca de 500 trabalhadores diretos. O que, por um lado, poderia saturar o mercado, por outro força as empresas a criar novos mecanismos para se manter competitivas. Na avaliação do presidente do SHRBS, João Antonio Leidens, o mercado não está saturado para quem é empreendedor e ainda há espaço no setor. Ele reforça que é obrigatório oferecer produtos de qualidade, serviços adequados e com valor justo.
Prestes a completar 16 anos de existência, o Wolly Burguer apostou em uma estratégia para fidelizar o público habitual e atrair novos clientes. De segunda a quinta-feira, a promoção da semana oferece cachorro-quente, xis salada e prato expresso com descontos especiais. O xis salada, por exemplo, sai por R$ 6,90.
A promoção, que está em vigor há menos de um mês, foi criada para aumentar o fluxo de clientes durante a semana, já que a maioria se concentra às sextas, sábados e domingos. A estratégia, segundo Gelso Canuto, um dos sócios do Wolly, é trazer o cliente até a casa, com um bom desconto, porém oferecendo um produto com a mesma qualidade.
- Fizemos acordos com fornecedores, conseguimos baixar o preço, inclusive nossa margem de lucro, mas ao vir até aqui o cliente agrega outros produtos, bebida, um aperitivo, uma sobremesa - explica o empresário.
Leia mais no Pioneiro desta terça-feira.
Xis atiça concorrência
Casas de lanches de Caxias do Sul buscam diferenciais para fidelizar o público
Só em Caxias, a estimativa é que sejam consumidos 300 mil lanches por mês, entre xis e cachorro-quente
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: