Ao que tudo indica, longas filas se formarão na manhã desta quarta-feira em frente ao Posto SIM (ex-Ditrento) Cidadão, localizado na Rua 13 de Maio, 1.004, bairro Lourdes, em Caxias. Motivo: a revenda é a única da Serra a se engajar no Dia da Liberdade de Impostos, que busca chamar a atenção da população para a alta carga tributária que incide sobre os produtos. No Estado, são cinco postos de combustíveis que integram a ação organizada pelo Instituto Liberdade (IL) e pela Associação da Classe Média (Aclame).
Em Caxias, haverá a distribuição de 250 senhas das 8h às 9h. O abastecimento se iniciará às 9h.
A meta dos organizadores é que sejam vendidos 5 mil litros de gasolina por posto participante sem o custo dos impostos. O valor será de R$ 1,50 o litro, descontados 53,03% em tributos, percentual calculado pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT). Cada motorista terá direito a comprar 20 litros por carro, mediante pagamento em dinheiro.
Eventos similares para protestar contra o fardo tributário também ocorrerão durante a semana nas cidades de Vitória (quarta), Belo Horizonte, Brasília (quinta) e Rio de Janeiro (sexta-feira).
O Dia da Liberdade de Impostos 2013 marca a data em que os brasileiros deixam de trabalhar para o governo, via pagamento de tributos, e começam a trabalhar para si. Neste ano, o contribuinte deve destinar mais de 40% de seu rendimento bruto para o pagamento de impostos. Somente em 2013, o brasileiro já pagou mais de R$ 637 bilhões em tributos. Significa mais de 1 bilhão de salários mínimos, o suficiente para construir cerca de 18 milhões de casas populares ou fornecer cestas básicas para toda a população do Brasil por 10 meses.