Se levarmos em conta apenas os dois primeiros meses deste ano, a economia caxiense de 2013 não está tão diferente do desacelerado 2012. Conforme os números divulgados nesta quinta-feira pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Caxias do Sul e pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), o desempenho econômico da cidade teve queda de 2% no mês de fevereiro em relação a janeiro. O primeiro mês do ano já havia apresentado queda de 7,1% em comparação a dezembro do ano passado.
Os índices negativos, em um primeiro momento, conflitam com as expectativas de retomada projetadas para 2013. Alguns sinais de fevereiro, porém, como o crescimento de 2,9% da indústria em relação a janeiro e o aumento de 22,2% das compras industriais em relação a fevereiro do ano passado, apontam que o restante do ano deve ser menos preocupante que 2012.
- Esse indicativo de compras industriais mostra que as empresas estão fazendo estoque, o que é extremamente positivo, pois depois isso é revertido em vendas. Mas ainda é cedo para falar em recuperação. O que temos é uma certa estabilização da economia com uma tendência positiva - explica Mauro Corsetti, diretor de Economia, Finanças e Estatística da CIC.
Se a indústria vem mostrando leves sinais de retomada, o mesmo não se pode dizer do comércio e dos serviços. O primeiro apresentou queda de 5,8% em fevereiro e o segundo de 8,7%. Maria Carolina Gullo, assessora de Economia e Estatística da CDL, ressalta que essa baixa nas vendas nos primeiros meses do ano é considerada natural.
- Em março a situação deve melhorar bastante. Aquela velha máxima de que o ano só começa realmente depois do carnaval é verdade para o comércio pois, antes disso, muita gente recebe as férias e sai da cidade - justifica.
Além disso, Maria Carolina lembra que as vendas de Páscoa, bem como um princípio de frio que ocorreu no mês passado, são fatores que possivelmente farão o resultado do comércio no mês de março ser digno de comemoração.
Leia mais sobre o assunto no Pioneiro desta sexta-feira.