O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego, Francisco Spiandorello, havia prometido em entrevista ao Pioneiro que um dos projetos de sua pasta seria um ônibus itinerante de fomento aos negócios. E eis que a Linha da Pequena Empresa, como foi batizada a ação, terá partida nesta segunda-feira, com um ônibus customizado para o atendimento móvel que circulará por Caxias do Sul a partir de uma parceria entre prefeitura, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Visate e Sebrae/RS.
O veículo percorrerá inicialmente 15 bairros da cidade levando orientações sobre a formalização de pequenos negócios e microcrédito, concessão de alvarás, capacitação em gestão empresarial, crédito consciente e outras informações para o desenvolvimento das empresas e a saída da informalidade.
- O objetivo é descentralizar os serviços de apoio empresarial e desburocratizar o acesso às informações - explica Spiandorello.
O atendimento móvel inicia-se pelo centro da cidade. O ônibus permanece na Praça Dante Alighieri até o dia 1º de março, das 9h às 18h. Agentes da secretaria, da CDL, Sebrae e Banco do Povo atenderão ao público diariamente. Detalhe: o ônibus Linha da Pequena Empresa está adequado aos padrões de acessibilidade, tendo uma plataforma para atender portadores de necessidades especiais.
O equipamento, em chapas de alumínio, proporciona elevação piso a piso que garante acesso e segurança para usuários com limitações físicas.
- A customização do ônibus também prevê condições facilitadas para idosos. Haverá lugares de espera sentados e o piso interior do ônibus é constituído de material antiderrapante. No interior do carro, foram instalados dois ar condicionados. O veículo conta também com isolamento térmico, revestimento do teto e películas nos vidros que deverão garantir mais conforto para os usuários - antecipa o secretário.
O serviço itinerante ficará uma semana em cada um dos 15 bairros previstos na primeira etapa do trabalho. Depois do centro, desloca-se para os bairros Nossa Senhora de Lourdes, São Pelegrino, Rio Branco, Sagrada Família, Panazzolo, Santa Catarina, Cinquentenário, Pio X, Cristo Redentor, Madureira/Universitário, São Leopoldo, Floresta I e II e Jardim América.
O veículo também estará presente durante a feira de artesanato Mãos da Terra, em abril. A intenção, nesta primeira etapa, é estar disponível para cerca de 136 mil pessoas.
Incentivo aos investidores
Ônibus itinerante entra em operação em Caxias do Sul
Projeto Linha da Pequena Empresa circulará inicialmente por 15 bairros da cidade levando informações sobre como formalizar negócios
GZH faz parte do The Trust Project