Quem quisesse estudar em alguma instituição de Ensino Superior em Caxias, até poucos anos atrás, contava apenas com uma ou duas opções. Atualmente, o número de entidades com esse fim impressiona: existem 24 alternativas espalhadas pela cidade.
Com opções de sobra disponíveis e com o mercado de trabalho exigindo cada vez mais a profissionalização, milhares de turmas concluem diversos cursos anualmente. Em comum, a maioria desses formandos divide um objetivo: receber o diploma com toda pompa e circunstância que sempre sonharam.
É nessa hora que entram em cena as empresas que organizam formaturas, que em função disso viram seus negócios aumentar significativamente nos últimos anos. Maria Inês Borges, a Mari, diretora da Attitude Eventos, lembra que além do avanço no número de instituições, houve ainda uma expansão desse mercado entre idades menores.
A Attitude Eventos está há 10 anos no mercado e conta com 25 funcionários fixos e outros 190 que prestam serviços. A empresa atende, em média, 1.500 formandos por semestre e cada um deles desembolsa, normalmente, entre R$ 950 e R$ 1.500 nos gastos com a formatura.
Embora o segmento de Ensino Superior esteja crescendo anualmente, o mercado dessas empresas organizadoras não vem se difundindo muito. Mari, que é economista por formação, acredita que isso ocorre por despreparo:
- Algumas empresas chegam e, sem conhecer o cerimonial de cada instituição, vendem pro formando um sonho que não poderá ser cumprido. Tem também o problema de gerenciamento de caixa: a gente recebe um bom volume, mas temos que ter consciência que aquele dinheiro não é nosso. O que vem pra nós é só depois do evento e praticamente a metade do montante é todo gasto somente no dia da formatura.
Leia mais sobre o assunto no Pioneiro deste final de semana.