Até o final de julho, número de alvarás concedidos pela Secretaria de Urbanismo foi 5.434 O número mensal médio de alvarás para empresas concedidos pela prefeitura este ano está 12,7% maior do que a média do ano passado. O dado pode ser um indicativo de que, mesmo com a estagnação da economia que se arrasta desde o ano passado, o caxiense não deixou de acreditar que investir em um novo negócio ou mudar a configuração de uma empresa já existente é uma boa alternativa. Conforme dados da Secretaria Municipal de Urbanismo, durante todo ano passado, foram expedidos 8.267 alvarás. Neste ano, até julho, o número já chegava a 5.434.
Isso significa que, em 2011, por mês, a prefeitura aprovou 688,92 alvarás. Neste ano, o número médio mensal já chega a 776,29. O pico foi em maio, quando 907 foram concedidos, ou seja, cerca de 30 diários. O secretário de Urbanismo, Nelson Sartori, avalia que o aumento se deve ao espírito da cidade.
- O número é alto. E vem se mantendo constante. Neste ano, tivemos um aumento. Isso porque a cidade é empreendedora. Existem muitos casos de funcionários que visualizam um negócio, às vezes como fornecedor da própria empresa onde trabalham, então, saem para montar o seu negócio - avalia Sartori.
Entre os alvarás concedidos estão desde licenças para microempresas até para aquelas de grande porte. Mas nem todas as licenças são de novas empresas, também estão incluídas as trocas de endereço e mudanças de contrato. A documentação a ser apresentada para obtenção de alvará depende de cada caso. O secretário de Urbanismo lembra que há zonas específicas onde alguns ramos de atividade não podem se instalar. Fiscais da secretaria vão até o imóvel para avaliar se as regras foram seguidas. Se isso for respeitado e a documentação estiver em dia, Sartori garante que é possível conseguir o alvará cerca de três dias depois de ter protocolado a documentação na prefeitura.
Empreendedorismo
Número mensal de alvarás para empresas este ano supera o do ano passado em Caxias do Sul
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: