O queijo serrano, produto artesanal feito a partir do leite de vacas de corte e alimentadas com pasto nativo, é considerado o mais antigo do Rio Grande Sul e terá sua história apresentada durante a 35ª Expointer, que segue até o dia 2 de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.
No Pavilhão da Agricultura Familiar, que será aberto oficialmente nesta quinta-feira, uma exposição conta a importância do produto para as 1,8 mil famílias da Serra que mantêm a tradição na fabricação do alimento. No Rio Grande do Sul, o queijo serrano é produzido nos municípios de Bom Jesus, Cambará do Sul, Caxias do Sul, Jaquirana, Muitos Capões, Campestre da Serra, Monte Alegre dos Campos, Vacaria, Ipê, São Francisco de Paula e São José dos Ausentes.
A Emater/RS-Ascar promove um trabalho para fazer o queijo serrano ser reconhecido como um produto artesanal, oriundo da pecuária familiar da região dos Campos de Cima da Serra. Nesta quarta-feira, no Pavilhão da Agricultura Familiar, foi homologada a comissão que organizará o 2º Simpósio Brasileiro dos Queijos Artesanais, a ser realizado no Estado em 2013.
Pecuária
Expointer abre espaço para o queijo serrano
Produto é elaborado artesanalmente em 11 municípios da Serra Gaúcha
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: