Neste final de semana, os moradores de Caxias do Sul e Bento Gonçalves terão a oportunidade de pesquisar preços de imóveis e tirar dúvidas sobre taxas e financiamentos no Feirão Caixa da Casa Própria. Em Caxias, mais de cinco mil imóveis estão sendo oferecidos e em Bento, cerca de 800. Mas os candidatos a uma nova moradia devem ter em mente que, além do valor que eles pretendem investir no imóvel, há ainda algumas taxas e impostos a serem pagos logo em seguida à assinatura do contrato. Por isso, é bom ter dinheiro economizado para quitar essas dívidas.
Num financiamento habitacional, sempre há taxas a serem pagas à vista. Em todos os casos, há uma taxa de serviço que é de 1% do valor financiado ou até R$ 800, o que for menor. Além disso, há o pagamento de um Fundo Garantidor da Habitação Popular (FGHAB), no caso de residências enquadradas no Minha Casa Minha Vida, ou de dois seguros, um de danos físicos do imóvel e outro por morte ou invalidez permanente do proprietário, para aqueles fora do programa. No caso dos seguros, o valor varia conforme a renda, o financiamento e a idade da pessoa mais velha envolvida no negócio. Para imóveis residenciais, não há pagamento de IOF em nenhuma modalidade.
Assinado o contrato do financiamento e da compra, é hora de pagar o Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), que varia conforme o dinheiro dado de entrada e os subsídios e valor financiado. Já o registro do imóvel, pago ao cartório, costuma girar de 1% a 2% sobre o valor total do bem.
Leia mais no Pioneiro deste final de semana.
Habitação
Saiba quais taxas você paga na hora de adquirir um imóvel
Feirão da Casa Própria segue neste final de semana em Caxias do Sul e em Bento Gonçalves
GZH faz parte do The Trust Project