A aprovação na terça-feira de uma parada estratégica por uma semana pelos funcionários da Randon Implementos, uma das maiores fábricas da Caxias do Sul, reflete o momento de desaceleração de pedidos do setor industrial. Esse fenômeno que abrange todo o Brasil foi iniciado no final de 2010 e ainda não dá sinais claros de retomada imediata. Mas também não há espaço para alarmismo: o cenário é bem distinto daquele de 2008 e 2009, quando a crise econômica internacional gerou reflexos negativos na indústria local.
Além da norma Euro 5, que encareceu o preço de caminhões e provocou incertezas no mercado, a queda na produção agrícola também explica as vendas menores dessa linha. Embora a expectativa do mercado seja de retomada de vendas do segmento nos próximos meses, quando os estoques de quem comprou no final do ano começarão a baixar, há outros cenários que apontam para a continuação da estagnação da atividade industrial como um todo. No indicador do desempenho da economia, divulgado pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias (CIC), em março, o acumulado da indústria nos 12 meses estava em 0,6%. Na comparação com o março do ano passado, a queda é de 0,5%.
- Viemos de um crescimento de mais de 20% em 2010 para zero agora. É uma situação extremamente preocupante. Essa desaceleração coloca as empresas em uma situação delicada - aponta o diretor do departamento de economia, finanças e estatísticas da CIC, Mauro Corsetti.
Para Corsetti, o pacote de medidas de incentivo à indústria apresentado pela presidente Dilma Rousseff no começo de abril atinge apenas algumas questões pontuais. A carga tributária pesada e os problemas de infraestrutura, grandes reclamações do empresariado, não têm perspectiva de solução. A entrada de produtos importados igualmente não teve alterações.
- Não temos uma situação própria para falar em retomada. Talvez no segundo semestre - aponta.
Leia mais sobre o assunto no Pioneiro desta quarta-feira.
Em busca de recuperação
Desaceleração da indústria em Caxias do Sul só deve ter alteração no segundo semestre
Funcionários da Randon Implementos aprovaram parada de cinco dias
GZH faz parte do The Trust Project