Conforme dados do Sindicato Nacional dos Cegonheiros, Flores da Cunha é o município do Rio Grande do Sul com a maior concentração de caminhões adaptados para o transporte de automóveis. Contando a cidade mais Antônio Prado e Caxias do Sul, há mais de 200 empresários do setor cadastrados no sindicato. Por esse motivo, Flores da Cunha foi escolhida para sediar a Expo Nacional de Transportes. Nesta quinta-feira à noite, a feira será aberta somente para convidados. Na sexta-feira e sábado, o público poderá visitar a exposição, das 15h às 22h.
A exposição existe há 14 anos, mas essa é a primeira vez que será realizada fora de São Bernardo do Campo (SP). O diretor da feira, José Nogueira, explica que até o ano passado, a mostra era praticamente regional e, a partir de agora, se tornará nacional. Serão 25 expositores no Parque da Vindima Eloy Kunz, num espaço de três mil metros quadrados. Conforme Nogueira, os visitantes poderão encontrar os lançamentos da linha 2013, além de descontos das fábricas. A expectativa é movimentar, pelo menos, R$ 10 milhões e 15 mil visitantes nos dois dias do evento. Além de marcas tradicionais do país, nomes locais do setor estarão na feira, como a Dambroz e a Três Eixos, indústrias metalúrgicas de Caxias do Sul fabricantes de semirreboques para transporte de automóveis.
Há 42 anos, Raimundo João Rizzotto, 67, é um dos florenses que atua no ramo de cegonheiros. Ele começou como empregado, dirigindo caminhão. Alguns anos depois, conseguiu comprar o seu veículo próprio financiado. A frota foi aumentando e hoje são sete caminhões cegonheiros da transportadora que leva seu nome. Ainda hoje, vez por outra, Rizzotto larga o escritório e vai para a estrada transportar automóveis pelo país.
- No começo, lembro que eu fazia uma viagem a cada 40 dias. E era tudo estrada de chão. Não tinha tanto asfalto como hoje - lembra Rizzotto.
Leia mais sobre o assunto no Pioneiro desta quinta-feira.
Terra da cegonha
Flores da Cunha tem a maior concentração de caminhões cegonheiros do Estado
Exposição Nacional de Transportes começa nesta quinta-feira na cidade
GZH faz parte do The Trust Project