Os 21 quadros do desfile de carros alegóricos da 6ª Festa de Abertura da Vindima, no domingo à tarde, foram construídos pelas mãos da própria comunidade de Monte Belo do Sul. O município, que prevê colher 47 milhões de quilos de uva neste ano, é considerado o maior produtor de uvas per capita da América Latina.
Os 350 personagens do desfile, muitos com camisa e calça social ou vestidos de nona, revelam espontaneidade ao resgatar a trajetória e o empreendedorismo dos imigrantes que aqui chegaram em 1875. A cada cena, um improviso, ou melhor, uma manifestação autêntica vinda da colônia.
A localidade de Nossa Senhora do Bom Conselho trouxe para a Rua Sagrada Família os cestos de palha, o cavalo e a carroça. Alguns dos primeiros meios usados para transportar grãos e frutos. Morador da comunidade de Santa Bárbara, Aurélio Pedrassani, 87 anos, arrancou aplauso da plateia de aproximadamente 4 mil pessoas, segundo estimativa da organização.
Ele cantou em dialeto para a noiva, no quadro que destacou como eram celebrados os casamentos antigamente, com almoço, jantar e baile nas casas dos familiares.
- Gosto de cantar, dançar e trabalhar. Acho que é por isso que vivo muito. Nasci aqui e sempre participei dos desfiles sobre nossa cultura. No próximo domingo, pode ter certeza que vou estar aqui de novo - garante Pedrassani, que até hoje planta milho e cuida dos parreirais.
O público também bateu palmas e agradeceu o vinho doce e o melado feitos na hora, os merengues, as uvas, os grostolis, os pães e a grapa dos alambiques. Tudo distribuído durante o desfile.
PROGRAME-SE
O quê: 6ª Festa de Abertura da Vindima de Monte Belo do Sul
Quando: até o próximo domingo (30 de janeiro)
Sexta: das 18h às 22h
Sábado: das 10h às 22h
Domingo: das 10h às 20h
Ingressos: R$ 5, com direito à degustação de vinho e uva
Estacionamento: R$ 5
Mais informações: www.festadavindima.com.br
Desfiles: O próximo desfile de carros alegóricos será domingo (30 de janeiro), às 15h