O otimismo dos brasileiros cresceu 1,8% em maio na comparação com abril deste ano. O Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (INEC), divulgado hoje pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), revela também que as pessoas estão mais confiantes no aumento da oferta de empregos.
O otimismo com relação ao desemprego foi o que mais aumentou no mês, com crescimento de 4,8%. O índice de expectativas para a inflação elevou-se em 1,2% e da renda pessoal em 2,4%.
As expectativas de queda da inflação e de crescimento da renda pessoal também tiveram elevação. O otimismo em relação à inflação cresceu 1,2% em maio na comparação com abril, enquanto a expectativa sobre a renda pessoal aumentou 2,4% no período.
Os consumidores também afirmaram estar menos endividados e com situação financeira melhor. O índice de endividamento aumentou 1,8% e o de situação financeira cresceu 2,1% em maio em relação ao mês anterior. Somente o indicador de compras de bens de maior valor teve um recuo de 0,2% em relação a abril.
O Índice Nacional de Expectativa do Consumidor é uma pesquisa mensal elaborada pela CNI e realizada pelo Ibope. Foram ouvidas 2.002 pessoas entre os dias 14 e 19 de maio.
Economia
Confiança do consumidor melhora em maio, diz CNI
Brasileiros estão mais otimistas também em relação ao aumento da oferta de empregos
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: