Durante o II Seminário do Varejo Pós-NRF, realizado hoje na Federasul, consultores Marcos Gouvêa de Souza e Alberto Serrentino, sócios da Gouvêa de Souza e GS&MD apresentaram as tendências observadas no varejo norte-americano durante o NRF Big Show 2010, que ocorreu no mês passado em Nova York.
Os processos de compra mudaram para o consumidor, que está cada vez mais inserido nas mídias sociais e na internet. De acordo com pesquisa realizada pela GS&MD em 11 países, o neoconsumidor prioriza as lojas que tenham sites, e cerca de 34% deles tendem a rejeitar lojas que não os utilizem. No Brasil, essa proporção é ainda maior, abrangendo 53% dos consumidores.
O papel da sustentabilidade ampliada na manutenção da rentabilidade das vendas e na fidelização com o consumidor também foi ressaltada pelos especialistas. Nos EUA, segundo pesquisa do grupo Ebeltoft, 68% dos consumidores consideram a compra de produtos verdes; mas 70% não aceitam pagar mais por isso. De outro lado, o percentual de consumidores que optou por lojas que tivessem produtos e operações mais amigáveis ao meio ambiente passou de 39% em 2008 para 45% em 2009.
Gouvêa de Souza afirmou que essas tendências devem ser observadas com atenção no Brasil, pois um dos reflexos da crise é o direcionamento de empresas americanas e europeias em mercados mais promissores no consumo, como o nacional.
- A competição interna deverá aumentar com a chegada desses players - analisou Souza, ao enfatizar que a nova década será marcada por um "círculo virtuoso" na economia brasileira, alimentado pelo emprego e a renda, aumentando os níveis de confiança do consumidor e, consequentemente, alimentando a aquisição de produtos e serviços.
No entanto, conforme ressaltou Fábio Beltrão, também sócio da GS&MD, essas mudanças devem ser obrigatoriamente acompanhadas da qualificação adequada dos colaboradores e medição de expectativas e resultados, por meio de técnicas de inteligência de mercado.
Varejo
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