A última edição do Slam Papo Reto em 2024 já tem data: será neste domingo (27), no Reffugio Bar. O projeto que promove batalhas de poesia por meio do Atentado Verbal está marcado para ocorrer das 15h às 18h.
Para participar é necessário levar ao menos três poesias autorais para recitar, com duração de até três minutos. Durante a apresentação, os artistas não podem utilizar instrumentos musicais ou objetos cênicos. Também não é permitida interação com a plateia. Ao longo da batalha, os competidores são avaliados por um júri especializado.
O Slam Papo Reto, realizado mensalmente desde julho, premiou três poetas das periferias de Caxias do Sul:
- Andrius Franco de Oliveira, conhecido como Drius, vencedor em duas edições;
- Taylor Domingos Pereira, o Dono da Rua;
- Guilherme Patrick dos Santos Dias, que utiliza o nome Droop.
Desde a primeira edição, mais de 50 poetas participaram do Slam, entre competidores e modalidade verso livre.
Premiações
Os vencedores de cada edição recebem como prêmio uma produção audiovisual, realizada por equipe profissional, para amplificar o alcance dos seus versos no perfil do Instagram @prp_poesiamarginal e no canal do YouTube PapoRetoPaPoeta Films.
Além dos eventos mensais e das produções audiovisuais para os vencedores, o projeto contempla a realização de oficinas gratuitas de poesia marginal ministradas por Piedro Corrêa, um dos idealizadores do Slam.
A programação atende a entidades que atuam em bairros periféricos de Caxias do Sul: Fluência Casa Hip Hop, CASE/FASE, CAMI São José, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo Santo Antônio e Projeto Semente Conquista.
Financiamento
O projeto tem financiamento da Lei Paulo Gustavo. Realização: Ministério da Cultura e Secretaria Municipal da Cultura de Caxias do Sul. Apoio: Reffugio e PapoRetoPaPoeta Films. Após o fim do projeto, a intenção dos idealizadores é manter a realização do Slam Papo Reto em edições periódicas.