Interessados em artes visuais têm nesta quinta-feira (31) três opções de mostras para conferir em Caxias do Sul.
Duas delas, uma coletânea de trabalhos dos alunos da UCS expostas no 17º Salão Campus 8 e 10º Prêmio Koralle, e Rios Amazônicos, do artista visual Francelino Mesquita, podem ser vistas nos espaços expositivos do Centro de Cultura Ordovás a partir das 19h30min.
Já na Galeria de Arte Gerd Bornheim, na Casa da Cultura, o público pode acompanhar a mostra Antonio Soriano: Retrospectiva e Homenagem, a partir das 19h. As três exposições têm entrada franca.
Do Pará para Caxias
Diretamente do Pará, o Centro de Cultura Ordovás recebe a exposição Rios Amazônicos, de Francelino Mesquita (foto acima).
A mostra é fruto do edital Convocatória de Arte e terá visita guiada de abertura, nesta quinta-feira (31), às 19h30min, com mediação do artista e atividades direcionadas ao Programa Educativo da Unidade de Artes Visuais. As obras estão à mostra na Galeria de Artes do Ordovás.
A exposição tem como propósito realçar o papel central dos rios na formação da cultura amazônica. A região, com sua intrincada rede hidrográfica, apresenta um mosaico de climas, costumes e atividades que se entrelaçam. A bacia hidrográfica é, por excelência, a marca distintiva da Amazônia.
A classificação indicativa é livre e apresenta acessibilidade por meio de descrições em dupla leitura (ampliada e em Braille) com etiquetas em chapa de PVC transparente, com adesivo espelhado com letras grandes na cor preta para pessoas com baixa visão.
- Exposição “Rios Amazônicos”, do artista visual Francelino Mesquita
- Abre nesta quinta-feira (31), às 19h30min e fica em cartaz até o dia 1º de dezembro, na Galeria de Artes do Centro de Cultura Ordovás
Obras de alunos da UCS
Uma das mais tradicionais mostras do cenário caxiense é resultado da produção acadêmica de alunos do curso de Artes da UCS.
De quinta-feira (31) até o dia 1º de dezembro, o público poderá contemplar as obras do 17º Salão Campus 8 e 10º Prêmio Koralle, na Sala de Exposições do Centro de Cultura Ordovás.
Nesta edição, o concurso selecionou obras de 21 acadêmicos em temáticas e suportes variados, em técnicas e linguagens como desenho, gravura, pintura, fotografia, colagem, videoarte, videoinstalação, videoperformance, instalações e objetos produzidos a partir de 2022.
Foram premiadas nesta edição as obras Quais são seus sonhos?, de Julia Pasquali (1º lugar), Efêmero I, de Luíse Lorenz (2º lugar) e Assis Brasil, de Muriel da Silva (3º lugar).
- Exposições “17º Salão Campus 8” e “10º Prêmio Koralle”
- Abre nesta quinta-feira (31), às 20h, e segue em cartaz até o dia 1º de dezembro, na Sala de Exposições do Centro de Cultura Ordovás
Antonio Soriano
Na Galeria Gerd estão à mostra cerca de 50 obras do artista plástico Antonio Soriano (1944-2016). Autodidata, o pintor iniciou suas atividades em feiras de artes. Posteriormente, participou do Prêmio Salão Cidade de Porto Alegre.
Durante muitos anos, Soriano alternou-se entre a publicidade, atividade que lhe rendeu prêmios e, a pintura, até optar por dedicar-se exclusivamente à arte, a partir de 1987, quando realizou sua primeira exposição individual na Galeria Realce, em Porto Alegre.
Apaixonado por imagens campestres, Antonio ficou conhecido pelas paisagens e por retratar figuras importantes e o cotidiano porto-alegrense.
Nessa mostra em sua homenagem, algumas das telas fazem parte do acervo da Galeria Bublitz, de Porto Alegre. Também estão expostas cinco gravuras póstumas a partir de obra original e uma gravura mais antiga do artista.
- Exposição “Antonio Soriano: Retrospectiva e Homenagem”
- Abre quinta-feira (31), às 19h, e segue em cartaz até o dia 23 de novembro, na Galeria Gerd.